Medidas preventivas

Cinco mil policiais militares vão reforçar a segurança nas escolas paranaenses

Foto Gilson Abreu/Aen

O governador Ratinho Junior anunciou, na manhã desta quinta-feira (13), uma série de ações focadas na prevenção a casos de violência nas escolas do Paraná. Depois da tragédia ocorrida em Blumenau recentemente, o medo tomou conta das escolas e várias ameaças de ataques foram registradas em todo o estado. As ações pretendem evitar que situações como as da escola de Santa Catarina se repitam.

As ações anunciadas incluem também a ampliação do programa Escola Segura, que passará de 112 para 300 escolas que tenham histórico de violência.

+ Leia mais: Novo restaurante em Santa Felicidade foge do “frango” e lota fim de semana

Para isso, o estado está liberando novos investimentos para o aumento do patrulhamento policial, treinamento dos servidores escolares, videomonitoramento dos colégios, ampliação do suporte psicológico aos alunos e docentes, e repasse direto de R$ 20 milhões em recursos aos diretores, que poderão comprar equipamentos que reforcem a estrutura de segurança.

“Queremos levar uma mensagem de tranquilidade aos pais neste momento, para que saibam que a escola é o ambiente mais seguro para os seus filhos”, declarou o governador.

Ações municipais

Além dos esforços em âmbito estadual, várias prefeituras já colocaram seus efetivos na rua visando o reforço nas escolas municipais. É o caso das cidades do litoral do Paraná.

Em Paranaguá, desde quarta-feira(12), depois de uma onda de boatos que espalhou o pânico entre pais e alunos, todo o efetivo da Guarda Municipal foi colocado nas escolas para reforçar a segurança diariamente, a partir das 7h.

VIU ESSA? Vídeo! Quadrilha invade condomínio de Curitiba pra furtar bicicletas; “Sentimento de raiva”

Na cidade de Matinhos, o prefeito, José Carlos do Espirito Santos, decretou estado de regime emergencial de segurança nas instituições municipais, proibindo o acesso de terceiros em ambientes em que haja crianças e adolescentes. Na cidade, a Guarda Municipal também realiza rondas ostensivas.

Em Antonina, seguranças fazem a guarda no CMEI da cidade, mas não há informações sobre reforços nas demais escolas municipais da cidade.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.