Manutenção

Confira quatro sinais de que você precisa trocar o óleo de seu veículo

Foto: Freepik

O Carnaval já passou, mas a Páscoa já já vem aí. Independente do feriado, o cuidado com a manutenção do seu veículo é fundamental para garantir uma viagem segura para toda a família. É muito importante verificar itens como, por exemplo, se é necessário realizar a troca do óleo, que ajuda na lubrificação, funcionamento das peças e desenvolvimento do motor.

+ Leia mais: Com o aumento da gasolina, etanol ganha força na hora de abastecer

Segundo José Debiasi, diretor de novos negócios e marketing da ON Petro, distribuidora de combustíveis e que também atua com uma rede de postos, o motorista precisa estar atento a quilometragem do veículo desde a última troca da substância. “A cada 10 mil quilômetros é recomendável pelos fabricantes dos produtos realizar a troca, mas é importante se lembrar das instruções no rótulo do produto. Além disso, sempre quando abastecer, verificar o nível do óleo do motor”, explica.

+ Veja também: Confira dicas para limpeza de estofado de carro pós férias

Ele recomenda ainda, caso seja necessário realizar a troca, que isso seja feito em concessionárias ou super trocas especializadas e que tenham o lubrificante recomendado para veículo. “É recomendável ainda saber se o estabelecimento possui as licenças necessárias para operar o serviço, inclusive se segue as normas para destinar adequadamente o lubrificante usado, a embalagem e o filtro”, afirma.

Fique atento a esses quatro sinais que mostram que o óleo do motor precisa ser trocado. Confira!

1 – Confira se o óleo está sujo

Quanto mais a substância é usada, ou seja, quanto mais quilômetros o veículo funcionar com o mesmo lubrificante, o óleo escurece, e esse é um dos sinais para que o motorista ligue o sinal de alerta. “Quando ocorre a troca, o óleo tem coloração mais clara, pois a substância não foi utilizada. Caso o lubrificante fique muito diferente, mais para uma coloração turva ou escurecida, é um indicativo para fazer uma nova troca”, afirma.

2 – Fique atento aos ruídos do motor

Conforme o uso do óleo aumenta, o motor do veículo também pode ser prejudicado e apresentar barulhos diferentes do normal, outro sinal de que a troca é necessária. “Por isso, ao ligar o carro e o motor, verifique se os ruídos são sempre os mesmos ou se há algo de novo. Isso acontece porque, conforme o uso do lubrificante se prolonga, ocorre dificuldade para que ela circule pelo motor, devido ao aumento de sua viscosidade”, comenta.

3 – Verifique as luzes do painel

Da mesma forma que os ruídos do veículo, o motorista precisa sempre estar atento às luzes do painel, se estão todas ligadas ou desligadas conforme o funcionamento normal e corriqueiro do motor. “Alguns veículos possuem luz que indica a necessidade da troca de óleo. Em outros casos, isso pode ser verificado na luz de checagem do motor, que pode ficar acessa caso seja necessária a troca do lubrificante. Como falamos na questão do ruído, se a substância já foi muito utilizada, pode comprometer o funcionamento do motor e o painel vai indicar essa questão”, explica o diretor de novos negócios e marketing da empresa.

4 – Observe a aceleração e a marcha do veículo

Com o óleo vencido, a lubrificação do motor e de suas peças fica comprometida, o que pode afetar o desenvolvimento da aceleração. “Dessa forma o veículo não consegue desenvolver uma aceleração adequada e esperada pelo motorista, pois perde força”, diz. Além disso, a falta de lubrificação no motor prejudica o contato suave entre as peças, o que resulta em atrito e vibração do motor, principalmente nas marchas mais lentas, segundo Debiasi. “Se isso acontecer, melhor procurar um estabelecimento autorizado para buscar o auxílio quanto a mudança no óleo”, completa.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.