Tem que ir atrás!

Boleto do IPVA 2020 deixa de ser entregue em casa. Saiba como fazer o pagamento!

guia de pagamento do IPVA no Paraná
Guia de pagamento do IPVA não será mais entregue no Paraná. Donos de veículos têm que imprimir ou pagar pessoalmente em bancos credenciados. Foto: Arquivo/Albari Rosa/Gazeta do Povo.

Proprietários de veículos no Paraná devem ficar atentos. A partir de 2020, as guias de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não serão mais entregues em casa. Donos de veículos terão que ir atrás e imprimir as próprias guias, cujos pagamentos começam em janeiro, com quota única e com 3% de desconto, ou parcelado em até três vezes (a primeira em janeiro e as outras duas em fevereiro e março). Quem não quiser imprimir as guias, pode fazer o pagamento apenas com o número do Renavam dos veículos. Você sabe quanto vai custar o IPVA do seu carro? Veja aqui!

Para imprimir a guia de pagamento do IPVA 2020 basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Paraná e inserir o número do Renavam, presente no documento do veículo.  Após inserir o Renavan, basta acessar o menu Serviços Rápidos – IPVA impressão e selecionar a forma de pagamento, se à vista ou parcelado.

+Leia mais! Preso suspeito de matar policial de folga que tentou evitar assalto na RMC

Como pagar o IPVA sem ter a guia?

Segundo a Secretaria da Fazenda, é possível ainda fazer o pagamento sem ter a guia impressa em mãos. Basta o contribuinte ir pessoalmente a um dos sete dos bancos credenciados com o número do Renavam. Os bancos são: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Banco Cooperativo do Brasil.

+Viu essa? Taxa pra financiamento de veículos não deve baixar, defende MP

Economia enorme

A mudança na impressão do IPVA 2020 vai gerar uma economia de R$ 8 milhões por parte do governo. Todo o valor arrecado com o imposto, cerca de R$ 3,3 bilhões, serão aplicados em educação, segurança e saúde. Desse total, 50% fica com os municípios nos quais os veículos estão licenciados.