Operação do Gaeco

Veterinários de Curitiba são suspeitos de prescrever pílula do “boa noite, Cinderela”

Foto: Freepik.

Médicos veterinários foram alvo de uma operação que aconteceu nesta sexta-feira (01), em Curitiba e Paranaguá, suspeitos de prescrever medicamentos controlados de uso veterinário para outras situações, como tráfico de drogas. Um dos remédios, inclusive, é usado para sedação de vítimas no golpe “boa noite, Cinderela”.

A operação chamada Nexus foi realizada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio dos Núcleos de Curitiba e Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências e clínicas veterinárias de Curitiba e Paranaguá.

LEIA TAMBÉM:

>> TCE determina suspensão de compra milionária de 70 ônibus elétricos em Curitiba

>> Queijaria da região de Curitiba que produz queijos premiados conquista registro federal

As investigações começaram depois que o Ministério da Agricultura e Pecuária percebeu que alguns médicos veterinários emitiam notificações de aquisição ou prescreviam das substâncias cetamina e mefentermina em valores muito acima do normal e fora do padrão observado na prática veterinária regular.

A cetamina é utilizada como droga para uso recreativo e também para sedação de vítimas no golpe conhecido como “boa noite, Cinderela”, e a mefentermina é empregada indevidamente para aumento de performance em atividades esportivas.

Veterinários são investigados por uso criminoso de medicamentos

Realizadas diligências a respeito da compatibilidade do perfil de aquisição ou prescrição com a atividade profissional constatada, foram identificados três médicos veterinários que foram alvo das medidas cumpridas nesta sexta-feira com o objetivo de verificar a destinação da enorme quantidade de cetamina e mefentermina prescrita ou adquirida e a comprovação da utilização em procedimentos veterinários ou o desvio para uso recreacional ou criminoso, bem como a existência de eventuais redes de contato com traficantes ou usuários.

Durante a operação, além de documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados em conjunto com os elementos de prova já produzidos na investigação, foram apreendidas porções de maconha e haxixe para uso pessoal e uma arma de fogo sem registro.

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.