Faz 9 tipos de queijos!

Queijaria da região de Curitiba que produz queijos premiados conquista registro federal

Queijaria Sapori Italiani recebeu o registro federal. Foto: Reprodução/Queijaria Sapori Italiani

A Queijaria Sapori Italiani, que produz nove tipos diferentes de queijo – tanto de leite cru como de leite de pasteurização lenta – com dois deles já premiados: o queijo ao vinho e o caccio cavalo, obteve neste mês o registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF). A partir de agora, a empresa localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana pode vender seus produtos em todo o território nacional.

LEIA AINDA – Tradicional sorveteria de Curitiba, A Formiga é alvo de incêndio criminoso

A queijaria também é uma das atrações do Caminho do Vinho de São José dos Pinhais, que conta com vinícolas, cafés, restaurantes, pequenas agroindústrias e atrações culturais.

Obtenção do SIF

Neste processo, os donos da empresa, Carla e Antonio Gualano, foram assistidos pelo IDR-Paraná. Uma das missões da entidade é ajudar pequenas agroindústrias a melhorarem seus processos para angariar mais clientes, reconhecimento e gerar novos empregos.

VIU ESSA? O autêntico pão com vina de Curitiba é servido no cartão-postal da cidade

E a obtenção do registro deve mudar o ânimo na Queijaria Sapori Italiani. “Essa conquista passa muita confiança. Mostra que estamos no caminho certo. Muitas vezes, nesses anos todos, com as dificuldades, pensamos em desistir. Mas valeu a pena insistir e investir na queijaria para atender as exigências”, conta Carla Gualano.

“Nós começamos tentando o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Há sete anos vínhamos nessa luta. Mas sempre faltava um documento, um detalhe, e depois conseguimos”, conta Carla. “E por sugestão do IDR-Paraná, buscamos o registro federal que é direcionado a agroindústrias familiares. Nós já tínhamos quase toda a documentação, que é a mesma do SIM. E eles são muito minuciosos, conferem tudo. Foram três semanas para conseguir o registro. Foi uma grata surpresa. Nós não esperávamos que fosse tão rápido. Valeu a pena todo empenho”.

Processo para as pequenas agroindústrias

De acordo com Delma Ferreira da Silva, técnica do IDR-Paraná de São José dos Pinhais que ajudou o casal, o SIF saiu com rapidez porque atualmente existe um processo simplificado para pequenas agroindústrias. Mesmo assim o produtor precisa atender diversas exigências, como a apresentação da planta da agroindústria, aplicação de boas práticas sanitárias ou a figura de um responsável técnico para responder pelo empreendimento.

A extensionista afirma que o SIF vai ajudar os proprietários da queijaria a ampliar a produção e até exportar o queijo produzido em São José dos Pinhais. “É importante lembrar que o processo para obter o SIF está ao alcance de qualquer produtor. Basta que o interessado apresente a documentação e atenda às exigências legais“, afirmou Delma.

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.