Na bronca!

Ruas fechadas e mudanças no trânsito irritam moradores de Curitiba; prefeitura responde

Mudanças e rua fechada no bairro Guaíra, em Curitiba. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Ruas fechadas e pouca explicação. Curitibanos estão surpresos com as mudanças no trânsito, realizadas devido à quantidade de veículos que aumentam na cidade, e infelizmente, provocam acidentes com perdas irreparáveis. Na tentativa de minimizar os problemas, a Prefeitura de Curitiba tem alterado o sentido de algumas vias, após pedidos e estudos de especialistas. No entanto, essas alterações nem sempre são bem aceitas pela população, que entra em contato com a Tribuna do Paraná. Aliás, agradecemos a todos pelas mensagens, confiança e carinho. Veja fotos abaixo!

LEIA MAIS – Praça de Curitiba virou lixão? Denúncia tem 10 meses e problema continua

Entre os recentes questionamentos, está o da leitora Thais Lopes, moradora do bairro Guaíra. Segundo ela, a Rua Paraíba foi bloqueada no cruzamento com a Rua Santa Catarina, e uma espécie de binário foi construído na região. Thais relata que o trânsito está fluindo e a mudança auxiliou na passagem de pedestres, mas ela não entende o motivo do fechamento de um trecho da Paraíba, ao invés de obstruir a Rua São Cristovão, via com pouco movimento. 

Procurada, a prefeitura informou que o local apresentava vários acidentes, e precisava dar mais segurança ao motorista. “A Superintendência de Trânsito (Setran) esclarece que o fechamento da Rua Paraíba, no bairro Guaíra, foi executado com o objetivo de oferecer mais segurança viária ao local, levando em consideração o índice de acidentalidade no cruzamento. De 2019 a 2022 (até a data da execução da mudança), foram registrados 13 acidentes de trânsito no cruzamento da Rua Paraíba com a Santa Catarina, causados por abalroamento lateral, transversal e choque frontal, que são os principais tipos de colisões em cruzamentos”,.

LEIA AINDA – Três ruas de Curitiba terão mudança de sentido a partir desta terça-feira

Ainda em nota, a Setran explicou que “após a mudança, apenas um acidente por colisão traseira foi registrado no mesmo local. Por apresentar melhores condições de visibilidade, a Rua São Cristóvão tornou-se a opção mais segura para os condutores e também é rota do transporte coletivo, após a implantação do binário da Santa Catarina”, respondeu a secretaria. 

Em outro bairro

A Tribuna do Paraná também recebeu mensagem de Paulo Paixão, morador do bairro Bigorrilho. Ele reclama de um trecho conhecido e complicado nos horários de pico, nas imediações da Rua Lúcio Rasera com a Rua Euclides da Cunha.

LEIA MAIS – Rua perto do Parque Barigui vira sem saída e complica a vida de moradores; “Um caos”

“Os carros que vêm da Euclides e querem virar à esquerda na Rasera param na via, e os carros que vêm da Rasera e querem virar à esquerda na Euclides, precisam aguardar. Isso tudo em uma curva. O fechamento da Rua Pedro Foltran em absolutamente nada modificou essa dinâmica. Todas as pessoas que eu conheço, que antigamente entravam à esquerda na Rasera e logo à direita na Pedro, continuam entrando à esquerda na Rasera, mas precisam dar uma volta imensa depois”, lamentou Paulo. 

Segundo a explicação da prefeitura, a mudança foi executada com base em um projeto de adequação viária e correção geométrica realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com o apoio da Setran.

“Com a execução da correção geométrica, foram reduzidos os conflitos de acesso às ruas Euclides da Cunha e Lúcio Rasera. Agora, a Rua Lúcio Rasera conta com uma faixa adicional de conversão para a Euclides da Cunha. O local está devidamente sinalizado, com placas e pintura no pavimento. Ainda assim, uma equipe técnica será enviada para verificar a necessidade de reforço na sinalização existente”.

VIU ESSA? Rua de Curitiba passa a ter sentido único perto de colégio a partir desta segunda

Ainda de acordo com a prefeitura, “devido ao baixo fluxo de veículos que circulam pela Lúcio Rasera ao longo do dia, não é possível instalar um semáforo neste momento, sendo que a  intervenção atendeu às solicitações dos moradores da região que buscavam uma solução para os pontos de conflito de tráfego no local, devido à confluência de cruzamentos em uma curva”, diz a administração municipal, em nota.

Manda pra Tribuna!

Faça como a Thais e o Paulo, viu alguma irregularidade na sua região ou quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui!

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.