Flores no quintal

Quer ter um ipê no quintal de casa? Saiba como conseguir um de graça!

Florada dos ipês neste ano. Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná.

Aos poucos Curitiba, que vem sofrendo com a pandemia do coronavírus, vai ficando mais colorida com a florada dos ipês neste ano. E os ipês florescem as ruas e também podem embelezar o seu quintal. Isso porque a secretaria municipal do meio ambiente, por meio do projeto 100 Mil Árvores, está oferecendo mudas da árvore gratuitamente. 

LEIA TAMBÉM Com bandeira laranja, só os serviços essenciais podem abrir no fim de semana em Curitiba

Do total, cerca de 65 mil mudas já foram plantadas pela cidade. E a prefeitura espera que o restante das 35 mil plantas façam parte da cidade até o fim do ano. As mudas estão disponíveis no Horto Municipal, que fica no Barreirinha, e podem ser entregues a quem se ofereça a plantá-las num local adequado. “Estamos trabalhando com os portões fechados, por causa da pandemia. Mas atendemos com agendamento, que pode ser feito no telefone (41) 3585-3171. A proposta é deixar Curitiba mais colorida”, explica o engenheiro agrônomo responsável pelo horto, Roberto Salgueiro. 

E para ter uma árvore dessas em casa, é preciso seguir alguns pré-requisitos. A árvore precisa de espaço para se desenvolver, então o ideal é que se tenha um espaço razoável, cerca de 2 m². É preciso abrir um buraco de 50cm x 50cm e cuidar com fiação e muro, para que a raiz e galhos se desenvolvam sem obstáculos. 

LEIA MAIS – Mortes por doenças do coração crescem 15% no Paraná na pandemia

“Estamos liberando as mudas para a população. Para condomínios que tenham área de bosque para plantar em frente de casa, mas orientamos qual é a melhor espécie dependendo do local”, esclarece o engenheiro. 

Projetos de arborização começaram em 1979

Roberto Salgueiro, responsável pelo Horto da Barreirinha, produz as mudas e faz os projetos de arborização da cidade. E não é tarefa fácil. Afinal, é preciso pensar em como a cidade vai estar daqui 4, 5 anos — tempo que as sementes desenvolvem e amadurecem para virarem mudas prontas para ir às ruas.

LEIA TAMBÉM – Coronavírus em Curitiba cresce em bairros periféricos; mortes acontecem mais na região central

“Eu estou aqui desde 1979, mexendo e trabalhando com isso. Quando comecei, Curitiba tinha 800 mil habitantes. Hoje tem um milhão a mais. As coisas vão mudando e cada vez mais rápido. Temos que pensar e olhar bem para frente, mas não é tarefa fácil”, conta Roberto Salgueiro.

É preciso entender que algumas vias da cidade podem crescer, tomar corpo, e o planejamento de arborização precisa acompanhar. A Rua Padre Agostinho, por exemplo, na região do Bigorrilho, precisou ganhar novas pistas com o passar dos anos. “A calçada ficou mais estreita e as árvores ficaram muito próxima da pista”, conta Salgueiro. Por isso, o planejamento da arborização é muito importante.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo