Luz no fim do túnel?

Há um ano bloqueado em Curitiba, viaduto pode ser liberado com novidade; Veja!

Interdição do viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha prejudica moradores e motoristas. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O viaduto no Alto Boqueirão que segue por um ano fechado para o tráfego de veículos, atrapalhando a vida de quem circula pela região, pode ter o trânsito liberado para veículos leves daqui oito semanas, ou seja, aproximadamente dois meses, disse a prefeitura de Cuiritiba. Nas semanas anteriores moradores “celebraram” um ano de bloqueio no viaduto, que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea.

Segundo a prefeitura de Curitiba obras de reforço estrutural permitirão a passagem de carros e caminhonetes, com no máximo duas toneladas de peso por veículo, até que a construção de uma nova estrutura seja feita ao lado do viaduto existente.

O processo para a contratação das obras de reforço estrutural está sendo feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, em regime emergencial, com previsão de 8 semanas de execução após o início dos serviços.

Já o projeto do novo viaduto está em desenvolvimento pela equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Com a construção futura do novo viaduto com capacidade para o trânsito pesado, a estrutura antiga será incorporada ao sistema viário como uma passarela de uso diverso para a comunidade.

Segundo a prefeitura de Curitiba o viaduto tem cerca de 50 anos e foi projetado para suportar um tráfego muito inferior ao que estava recebendo, o que contribuiu para colapsar a estrutura. Para evitar o desabamento foram contratados projetos e executadas obras de escoramento e de reforço da estrutura, com a implantação de vigas metálicas para escorar o viaduto. A interrupção no trecho ocorreu, segundo a prefeitura, para salvar vidas e evitar tragédias.

Viaduto terá reforço estrutural para o tráfego de veículos leves em 8 semanas. Reprodução/IPPUC.

Povo na bronca!!

A paralisação vem prejudicando o comércio da região. Anderson Liberato, 37 anos, dono de uma loja de celular, relatou que alguns comerciantes desistiram de trabalhar devido a indefinição do tempo de retorno do viaduto. “Se você passar por todo o comércio, você ouvirá a mesma reclamação. Teve loja que fechou, por não aguentar a falta de cliente. Mas o que incomoda mais é a falta de certeza. Falta de um prazo para que possamos nos organizar”, reclamou o empresário para a Tribuna.

O que será feito no viaduto?

Duas estruturas com 25 toneladas de aço, entre perfis e cantoneiras, foram montadas sob cada um dos dois blocos de apoio dos pilares que dão sustentação ao viaduto. As vigas implantadas reforçam os pilares existentes e garantem que a linha férrea que passa por baixo do viaduto, em área de domínio da Concessionária Rumo, continue a funcionar sem o perigo de paralisação do fluxo de cargas. Pelo local são escoados produtos como soja, milho, farelos, açúcar, fertilizantes, além de contêineres. Os serviços foram executados sob a coordenação da Smop.

O escoramento preveniu o desabamento, mas a movimentação de torção do viaduto, que estava muito acima do normal, no sentido longitudinal e no sentido de torção continuou acontecendo. Paralelamente aos serviços de escoramento foram feitos ensaios e encaminhados estudos de alternativas para o deslocamento seguro na região.

O reforço estrutural para o prolongamento da vida útil do viaduto da João Miqueletto vai possibilitar a passagem contínua de tráfego leve nos dois sentidos, de carros e caminhonetes, com peso de até 2 toneladas. Foto: Reprodução/IPPUC.

Etapas da intervenção

A partir do escoramento foi possível encontrar a solução estrutural com uma intervenção que será executada em etapas, segundo explica o engenheiro Hamilton Budal Arins, responsável pelo laudo que apontou o risco de colapso do viaduto comprometendo a segurança no local.

Os encaminhamentos para o desenvolvimento de projetos e a contratação das intervenções no viaduto da João Miqueletto seguiram e ainda seguem ritos legais e processos burocráticos que envolvem licenças e aprovações, entre elas da concessionária Rumo, que responde pela área de domínio onde está o viaduto.

Qualquer ação do município que venha a interromper o tráfego de trens naquele trecho ferroviário implica em multas e outras medidas judiciais.

Liberação apenas para tráfego leve

A partir da intervenção a limitação de circulação será de uma tonelada por eixo, considerando veículos de dois eixos, e o máximo de 2 toneladas por veículo para o tráfego contínuo de passagem nas duas faixas. A medida vai prolongar a vida do viaduto até que o novo seja construído. Também serão instalados semipórticos nas vias do entorno para viabilizar a futura liberação dos veículos.

Dois lances de barreiras de concreto tipo New Jersey (simples e dupla) serão implantados nas vias de acesso, nos dois sentidos, além de guard-rails sobre o viaduto a serem concretados junto com o reforço da base. A Setran elaborou projeto de sinalização básica do local.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.