Baratas ou de graça!

Férias escolares em Curitiba! Veja dicas de programas e atividades para as crianças

Caixas de papelão podem virar brinquedos para os pequenos. Foto: AdobeStock

Fim de ano e férias escolares, época de um grande desafio para muitos pais: distrair os pequenos dentro de casa ou fazer atividades sem gastar muito. Com as escolas sem aulas, muitas famílias têm dificuldade em conciliar o trabalho e as tarefas do cotidiano com a folga dos filhos. 

LEIA MAIS – Trem de Natal! Maria Fumaça encanta em Curitiba; veja vídeo e a programação

Uma alternativa é aproveitar os espaços que oferecem colônias de férias, mas aí, a grana pode impactar no orçamento da família para o começo do ano – período de vários pagamentos de tributos, compra de material escolar, quitar presentes e gastos das festas, além de outros boletos.

VIU ESSA? Grupo infantil 3Palavrinhas chega em Curitiba para apresentação histórica

Itens de casa e muita imaginação

Itens da cozinha também podem entrar na brincadeira. Foto: Freepik

Para não ter um gasto extra, uma das dicas é aproveitar itens que já estão disponíveis em casa. Potes de cozinha, papelão e muita imaginação. Na internet, é fácil encontrar brincadeiras lúdicas utilizando barbante ou mesmo uma fita crepe.

“São opções não estruturadas, como caixas de supermercado. Uma boa alternativa é (usar) a fita crepe, fazendo pistas de carros ou mesmo, criando um espaço livre, sem muito brinquedos”, indica a educadora Lívia Castanheira. 

Mas como naturalmente é impossível deixar as crianças somente em casa, a boa notícia que a programação para os próximos dias em Curitiba está cheia de atrações. Além dos eventos natalinos, há mais opções de atividades para a família pela cidade. Veja abaixo, algumas sugestões, que são baratas ou de graça!

Atrações baratas ou de graça em Curitiba

Natal na Rádio Saltimbancos

Nos dias 09, 10, 16 e 17 de dezembro, o Circo da Cidade e o Centro Cultural Boqueirão recebem apresentações do espetáculo “É Natal na Rádio Saltimbancos”. As exibições são gratuitas.

A montagem, realizada pela MRG Produções, foi inspirada em um musical que conta com adaptações de Chico Buarque de Hollanda. A releitura presta uma homenagem aos profissionais do rádio. As sessões acontecem às 16h, com classificação livre, no Centro Cultural Boqueirão (Rua José Guercheski, 281, Boqueirão.

Contação de histórias e fotos com Papai Noel

O Shopping Curitiba preparou uma programação especial para as famílias se divertirem e viverem momentos inesquecíveis neste Natal, durante o mês de dezembro. A agenda contará com contação de histórias infantis e fotos gratuitas dos pets com o Papai Noel.

A contação de histórias é gratuita, aberta ao público, e acontecerá aos sábados, às 14h30 e 16h30, no Piso L1, com curadoria do Muralzinho de Ideias. Nos dias 02, 09 e 16 de dezembro, a contadora de histórias Ailén Roberto, acompanhada das musicistas Paula Back e Stéfanie Reis, conduzirá a todos pelo clássico “Como o Grinch Roubou o Natal” em sua versão brasileira.

Jardim literário

Já no dia 15 de dezembro, sexta-feira, a partir das 16h, acontece mais uma edição do Jardim Literário, no Hospital Pequeno Príncipe. Junto ao evento, haverá a arrecadação de brinquedos novos para os pacientes da instituição.

Em sua quarta edição, o evento marca o lançamento de dois livros infantojuvenis: O Que isso Vai Virar?, de Evandro Marenda e, O Elefante/ A Aranha, de Itaercio Rocha (concepção visual de Gustavo Caboco). A ocasião também terá sessão de autógrafos com os autores e distribuição gratuita de exemplares das obras.

A entrada para a quarta edição do Jardim Literário é gratuita e o público é convidado a doar brinquedos novos para o Natal dos pequenos pacientes do hospital. Além dos lançamentos dos livros, o projeto oferece pockets shows de Itaercio Rocha, Mandala Folk e a performance teatral Pipocas de Histórias. 

Park no parque

Por fim, vale passar algumas horas no Park da Cidade, no Parque Barigui. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h. A entrada para cada brinquedo é de R$ 10.

Entre as atrações, está uma roda-gigante com mais de 30 metros, com uma gôndola adaptada para cadeirantes. Ainda tem trem fantasma, kamikaze e carrossel de dinossauros. O espaço conta ainda com duas praças de alimentação com uma variedade completa de opções, incluindo pipoca, churros, algodão doce, maçã do amor, crepes, refrigerantes, sucos, água mineral e cachorro quente.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.