Prática criminosa

Ex-vereador da região metropolitana é condenado pelo crime de rachadinha

Foto: Câmara Municipal de Araucária / divulgação.

O Tribunal de Justiça do Paraná confirmou a condenação de um ex-vereador de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, e dois ex-assessores legislativos pelo prática conhecida popularmente como “rachadinha”. O crime acontece quando há a exigência do repasse de parte do salário de servidores ao parlamentar.

O acórdão confirmou a condenação do ex-vereador na última sexta-feira (09), pela Segunda Câmara Criminal do TJPR. O nome do ex-parlamentar não foi divulgado pelo Ministério Público. Os crimes investigados ocorreram entre 2013 e 2016 e tiveram, ao todo, quatro vítimas, que eram obrigadas a repassar parte de suas remunerações e outros benefícios como condição para permanecerem em seus cargos.

LEIA TAMBÉM:

>> Filé com ouro 18 quilates? Novidade ostentação faz sucesso no Batel

>> Alunos aprovados em processo seletivo de colégio em SJP vivem pesadelo: “Reféns de uma promessa”

As penas fixadas foram de sete anos e cinco meses de reclusão para o ex-vereador e de sete anos e um mês de reclusão para os dois ex-assessores, todos em regime fechado. Além disso, os três foram condenados solidariamente a pagar uma indenização ao município de Araucária de R$ 613 mil, acrescida de juros e correção monetária – que, em valores atualizados, ultrapassa R$ 2,1 milhões. O pagamento é condição para progressão de regime.

Outras investigações 

O caso se soma a outros semelhantes investigados pelo Ministério Público. Em abril de 2018, foram ouvidas pelas Promotorias de Justiça em Araucária dezenas de pessoas indicadas a ocuparem cargos comissionados no Executivo, sendo que 22 delas confirmaram que, após assumirem os cargos, eram obrigadas a repassar aos vereadores um percentual mensal de seus ganhos, bem como demais benefícios (férias, rescisão, auxílio-alimentação e restituição do Imposto de Renda). Em alguns casos, mais de 70% do salário era devolvido.

A partir das investigações, entre o final de 2018 e o início de 2019, as Promotorias de Justiça de Araucária ofereceram dez denúncias contra ex-vereadores e ex-assessores parlamentares da legislatura de 2013 a 2016 por crimes como concussão, organização e associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.