Desandou geral?

Alunos aprovados em processo seletivo de colégio em SJP vivem pesadelo: “Reféns de uma promessa”

Confusão envolvendo os alunos aprovados no processo seletivo ocorreu no Colégio Silveira da Motta, em São José dos Pinhais. Foto: Reprodução/Google.

“Gastei com uniforme e a promessa aos meus filhos não foram cumpridas. Não se altera o local do colégio assim, é triste o que estão fazendo conosco”, desabafou Rafaela Bueno, mãe de duas crianças que ainda não estudaram em 2024 devido ao cancelamento do Ensino Médio Profissionalizante de Enfermagem, no Colégio Estadual Silveira da Motta, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. 

LEIA MAIS – Filé com ouro 18 quilates? Novidade ostentação faz sucesso no Batel

No fim do ano passado, o Colégio Silveira da Motta ofertou dois cursos profissionalizantes nas áreas de Enfermagem e Administração e Desenvolvimento de Sistemas. Foram realizadas provas conforme consta nas redes sociais da escola. O período de matrícula dos aprovados foi de 07 a 19 de dezembro. 

Post feito pelo Colégio Silveira da Motta mostra os alunos no processo seletivo. Foto: Reprodução/Facebook/Colégio Silveira da Motta.

Na casa da Rafaela Bueno a aprovação dos filhos de 14 e 15 anos foi motivo de comemoração. No entanto, o drama estaria por vir.

“Teve um processo seletivo e eles foram classificados. Eles estavam no 9º ano e fizemos a matrícula online. Abri mão da vaga na escola que eles estudavam, pois foi desejo deles. Fui informada primeiramente que não tinha sido fechada turma, depois que a Secretaria Estadual de Educação não havia liberado o curso. Começamos a ficar perdidos e estamos no meio de fevereiro, nada mudou”, disse Rafaela.

VIU ESSA? Paraná é o estado com maior tentativas de golpe; 62 mil em um único mês

Com a indefinição, os pais dos alunos aprovados se uniram e formaram um grupo de mensagem de WhatsApp para troca de informações. São 26 pais que estão com os filhos sem aula. “Gastamos com uniforme, alguns pagaram pelo transporte escolar de vans e não temos previsão. Já jogaram para outros colégios que são mais distantes ou horários que não concordamos. Somos reféns de uma promessa não cumprida, estamos impedidos de matricular nossos filhos”, reclamou Rafaela. 

E aí, Seed?

A reportagem buscou o Colégio Estadual Silveira da Motta, mas, por se tratar de uma instituição de ensino estadual, a direção passou a palavra para a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed/PR). Em nota, a Seed informou que encontrou divergências com a matriz curricular do referido curso no Silveira da Motta, e a equipe técnica da SEED concluiu que o Colégio Estadual São Cristóvão seria a opção mais adequada para manutenção do curso na região de São José dos Pinhais.

Após visitas a algumas Instituições de ensino naquele município, com potencial para recebimento do referido curso, a equipe técnica da SEED concluiu que o Colégio Estadual São Cristóvão, o qual comprovadamente mantém qualidade na oferta da Educação Profissional e de ensino no município, seria a opção mais adequada para manutenção do curso na região em questão, de modo que se iniciou um processo operacional para a autorização de oferta do referido curso na Instituição definida. Tal processo está em tramitação junto ao Conselho Estadual de Educação para os devidos procedimentos legais.  Entende-se que toda mudança gera desconforto a todos os envolvidos, mas é importante esclarecer a mesma ocorreu pela preocupação com a garantia da qualidade da oferta de ensino e com professores, pais, alunos e a comunidade em geral”, diz a nota da Seed/PR.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.