Bom uso da rede elétrica

Dia oficial de montar a árvore de Natal é neste domingo! Veja dicas para decorar com segurança

Segundo a tradição católica, a árvore e os enfeites de Natal devem ser colocados no primeiro domingo do Advento. Foto: Adobe Stock

O dia certo de montar a árvore de Natal é neste domingo (3). Isso porque, segundo a tradição católica, a árvore e os enfeites de Natal devem ser colocados no primeiro domingo do Advento, tempo litúrgico que prepara a chegada de Jesus Cristo e começa quatro semanas antes do dia 25 de dezembro.

LEIA MAIS – Natal em Curitiba; Confira a programação do fim de semana!

É claro que essa “regra” nem sempre é seguida, algumas casas já estão enfeitadas, outras serão arrumadas apenas mais perto da data, vai do critério de cada pessoa. Mas independente do dia escolhido para montar, o importante é decorar a árvore de Natal e os ambientes com segurança.

Para que isso aconteça, a Copel dá dicas simples de como garantir que a iluminação e outros adereços ligados à energia elétrica sejam montados, desmontados e manuseados em segurança.

Instalação de luzes e decorações

O técnico de segurança Fábio Luiz Pinheiro Maciel alerta para as precauções necessárias já na etapa inicial dos trabalhos de decoração. Observar a procedência dos produtos, preferencialmente buscando itens com selo Inmetro, é o ponto de partida.

VIU ESSA? Feira em Curitiba reúne mais de 50 marcas e atrações culturais neste fim de semana

“É importante fazer uma inspeção minuciosa na fiação a ser reutilizada, e mesmo na fiação nova. Esse material que ficou guardado por um tempo pode ter fios ressecados, com a parte metálica à mostra. Neste caso, a melhor alternativa é o descarte e substituição”, afirma.

Outro ponto de atenção destacado pelo técnico é a especificação de ambiente apropriado para uso de cada material. Sobretudo para a utilização em lugares externos, sob condições de sol e chuva, é preciso que os equipamentos tenham sido fabricados para resistir a essa exposição. “Inclusive as extensões, existem aquelas próprias para uso externo, principalmente devido ao risco da umidade”, explica o profissional.

LEIA AINDA – Cachorro feliz! 5 dicas um fim de ano mais agradável para os cães

Ele salienta que o uso de extensões deve ser restrito ao necessário, nunca emendando extensões diferentes. O uso de “T” ou benjamin para ligar mais de um equipamento na mesma tomada também não é recomendado. Caso seja preciso, deve-se utilizar um filtro de linha, que possua fusível de proteção.

Com a popularização das lâmpadas de LED, que consomem menos energia na iluminação, o risco de sobrecargas fica reduzido, por isso a aplicação desse modelo é muito bem-vista. “Além de diminuir o consumo de energia, as lâmpadas LED também diminuem o aquecimento e o risco de incêndio”, considera. Ainda assim, é válido desligar a decoração sempre que for se ausentar do ambiente por períodos mais longos.

5 dicas da Copel para evitar riscos com a decoração

1. Na hora da compra, confira se o material é apropriado para o ambiente onde será instalado.

2. Inspecione fios, conexões e plugues antes de utilizá-los. Não use fios que estejam com a proteção descascada.

3. Evite o uso de extensões e prefira ligar um equipamento em cada tomada. Se necessário, opte pelo filtro de linha.

4. Em decorações externas, certifique-se de que o trabalho em altura seja feito conforme as normas de segurança e atente-se à distância da rede elétrica da rua.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.