Pandemia

Curitiba ultrapassa 3 mil casos de covid-19 e perde mais cinco pacientes pra doença

Foto: Américo Antonio/ Secretaria Estadual da Saúde.

Após bater o triste recorde de 10 mortes por novo coronavírus no fim de semana (20 e 21), Curitiba perdeu mais cinco de seus moradores para a doença, totalizando nesta segunda-feira (22), 114 mortes por covid-19. A data também marca o registro de 3.032 casos confirmados, com os novos 147 testes positivos detectados com exames do tipo RT-PCR (padrão ouro), divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta tarde. A taxa de ocupação de leitos SUS para covid-19 é de 79% nesta segunda.

LEIA AINDA – Protesto finca cruzes em praça pra alertar do salto de casos de covid-19 em Curitiba

As novas vítimas do coronavírus são três mulheres e dois homens, com idades entre 52 e 73 anos. De acordo com a SMS, quatro destes pacientes estavam internados há mais de uma semana e faleceram nas últimas 24 horas. O quinto morreu no pronto-atendimento no dia 15 de junho, com resultado positivo confirmado nesta segunda-feira. E uma das vítimas não tinha histórico de doença crônica, mas um quadro neurológico agudo grave associado à covid-19.

Entre as mortes mais recentes está também a do médico de Curitiba, que tinha 33 anos e que era residente em hospitais da região metropolitana. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, além dos 114 óbitos confirmados até agora em Curitiba, outras 391 mortes foram descartadas e oito seguem em investigação para covid-19.

Pacientes recuperados e hospitalizados

De acordo com a atualização do boletim epidemiológico, Curitiba tem 1.783 pessoas já recuperadas da doença e liberadas do isolamento social de 14 dias. Na cidade, 423 casos ainda são investigados e outras 2.630 suspeitas de contaminação por novo coronavírus foram descartadas.

Nesta segunda-feira, há 267 pacientes internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense diagnosticados com covid-19. Deles, 94 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

VIU ESSA? Teste rápido que detecta covid-19 ao custo de R$ 10 é criado na UFPR

A taxa de ocupação das 223 UTIs do SUS exclusivas para covid-19 é de 79% atualmente. Lembrando que, conforme a SMS, todos os pacientes que dão entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados.

Mais casos entre os internados

Durante a transmissão da atualização dos dados da covid-19, a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde, Marion Burger, alertou que a doença tem sido confirmada em mais pacientes em junho, em comparação com o início da pandemia. Segundo ela, 67,3% das pessoas internadas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) não testam positivo, mas 23% delas recebem a confirmação para covid-19, número considerado alto pelas autoridades de saúde.

LEIA TAMBÉM – Limpeza fará toda diferença pro cliente escolher restaurante após a pandemia

“Notamos que as doenças agudas vêm se agravando e os casos de internamentos por síndrome respiratória têm cada vez mais confirmação para covid-19”, afirmou a médica infectologista.

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠

BOLETIM SOBRE O CORONAVÍRUS ⚠ Acompanhe ao vivo o boletim de informações sobre o coronavírus com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak e a médica infectologista Marion Burger. Tradução em Libras por Sandra Mara Mathias.

Posted by Prefeitura de Curitiba on Monday, June 22, 2020

Quase 15 mil infectados no PR

No Paraná, mais 612 casos e 18 novas mortes por covid-19 foram divulgados nesta segunda-feira (22). Segundo o informe da Secretaria de Estado da Saúde, o estado soma 14.948 diagnósticos confirmados e 460 mortos em decorrência da contaminação com o novo coronavírus. Ao todo, 330 das 399 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado e em 118 há óbitos provocados pela doença.

As 18 pessoas que não resistiram à covid-19 estavam internadas e faleceram entre os dias 16 e 22 de junho. São nove mulheres e nove homens, com idades que variam de 20 a 89 anos. Sete delas residiam em Curitiba, duas em São José dos Pinhais e duas em Rolândia. Houve também uma morte nos municípios de: Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Cornélio Procópio, Goioerê, Londrina, Ibaiti, Quatro Barras.

Dos casos com diagnóstico confirmado, 524 estão internados em hospitais de todo o estado. São 405 pacientes em leitos SUS (160 em UTI e 245 em leitos clínicos) e 119 em leitos da rede particular (46 em UTI e 73 em enfermarias). E ainda há 94 pacientes em leitos UTI e enfermaria com suspeita de infecção por covid-19.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?