Mais saúde

Curitiba ganha novo hospital 100% SUS dedicado a atender mulheres

Hospital está em obras. Foto: Divulgação / Ana Claudia Iamaciro

A antiga maternidade do Hospital Victor Ferreira do Amaral está em reforma e terá o atendimento voltado para a atenção da saúde da mulher. Com ambiente humanizado, o espaço vai promover o cuidado e a prevenção de doenças, além de atendimento integral e especializado, totalmente custeado pelo SUS.

A assistência às gestantes foi direcionada ao Hospital de Clínicas, uma realocação que ocorreu durante a pandemia e apontou que o antigo espaço dentro do Hospital Victor Ferreira do Amaral poderia ter uma nova finalidade.

+ Viu essa? Conheça a Rainha do Brigadeiro de Curitiba!

De acordo com os últimos dados do IBGE, apesar da taxa de natalidade estar em queda, a população feminina estimada é de 1 milhão de mulheres na capital paranaense. Tendo em vista esses números, somando a isso a disponibilidade de um espaço, foi identificada a possibilidade de um atendimento direcionado, diminuindo as filas de espera em outros hospitais, como o HC, que tem uma alta demanda de consultas e exames.

O novo espaço terá uma equipe multiprofissional para o acolhimento de mulheres nos diferentes segmentos ambulatoriais, oferecendo consultas, exames e cirurgias de pequeno e médio portes na modalidade hospital dia, em que a permanência máxima é de 12 horas, além de atendimento de orientação focado em prevenção e promoção para hábitos e estilo de vida saudáveis.

+ Caçadores de Notícias: Horta comunitária de Curitiba ganha presente após matéria da Tribuna; “Só tenho a agradecer”

Além das subespecialidades em ginecologia oferecidas no novo centro, as pacientes terão acesso a exames como prolapso vaginal, colposcopia e prevenção e detecção do câncer de colo de útero que é o terceiro tipo de câncer que mais atinge as mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, somente em 2022 foram identificados mais de 17 mil novos casos de câncer de colo de útero no Brasil, um aumento de 7% em relação ao último levantamento.

+ Leia mais: Voluntário de Curitiba é reconhecido com prêmio nacional por trabalho e dedicação

O centro hospitalar terá 4 salas destinadas às cirurgias e capacidade para atender 300 procedimentos, com expectativa de oferecer cerca de 2.500 consultas mensais.

Campanha Fortalecendo Laços

A Associação dos Amigos do HC, em apoio ao Complexo Hospital de Clínicas, iniciou uma campanha que tem como meta a arrecadação de R$2 milhões para a conclusão da obra do novo centro hospitalar. O apoio da sociedade vai ajudar a acelerar a conclusão do projeto e as doações podem ser feitas através de cartão de crédito ou débito, boleto, pix e depósito bancário.

>>> Para doar, basta acessar o site https://campanha.amigosdohc.org.br/fortalecendo-lacos e escolher a forma e o valor da contribuição.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.