Alerta!

Com 360 novas confirmações, Curitiba soma mais de mil casos de dengue

Foto: Pedro Ribas / SMCS.

Em sua segunda semana de funcionamento, o Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), atualizado nesta quarta-feira (20), mostra que a capital paranaense registrou 360 novos casos da doença nos últimos sete dias.

Com esses novos registros, Curitiba soma 1.168 casos de dengue em 2024, sendo 845 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 323 autóctones (transmissão local). Os números foram contabilizados até a última sexta-feira (15).

Ainda de acordo com os dados do painel, os distritos sanitários mais afetados são os do Cajuru, com 242 casos, sendo 153 importados; e Tatuquara, com 170 casos, sendo 65 importados. Apesar do número de casos na capital paranaense ser bem mais baixo do que os registrados em outras cidades brasileiras, a SMS alerta para a importância do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

+ Leia também: Árvore assassina de abelhas é proibida em Curitiba, mas “vive” ao lado do horto municipal

“Os números da dengue em Curitiba podem parecer pequenos se comparados a outras capitais, mas precisamos de especial atenção, pois estamos vivendo um momento climático propício para a proliferação do mosquito e espalhamento da doença”, alerta a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

“E poderemos ver uma progressão geométrica de casos, se não houver comprometimento de todos na luta contra o mosquito”, complementa.

+ Leia também: Com salário de R$ 4,5 mil, inscrições para concurso da Polícia Penal do Paraná encerram na sexta

Números da dengue no Paraná

O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra o maior número de casos no Paraná em um boletim do atual período epidemiológico: 22.222 novos casos. O Paraná decretou situação de emergência pública para dengue na última quinta-feira (14).

+ Leia também: Acusado de matar petista em Foz, Jorge Guaranho é demitido de cargo público federal

O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 113.194 casos confirmados em todo o estado. Os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (12.819), Londrina (8.055) e Cascavel (6.651).

Já no Brasil são 1,9 milhão de casos prováveis de dengue em 2024. Ao todo, 303 municípios brasileiros e 11 unidades da federação declararam emergência em saúde pública por conta da dengue. São eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio de Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, São Paulo e Paraná.

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.