Conduta incompatível

Acusado de matar petista em Foz, Jorge Guaranho é demitido de cargo público federal

Jorge José da Rocha Guaranho, acusado de matar o guarda municipal e tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda, foi demitido do cargo de policial penal nesta terça-feira (19)

O policial penal Jorge José da Rocha Guaranho, acusado de matar o guarda municipal e tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda, foi demitido do cargo nesta terça-feira (19). A demissão foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Guaranho está preso preventivamente e aguarda julgamento.

Guaranho, que é réu por homicídio duplamente qualificado, teve a pena de demissão definida em um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado à época do crime. Quando atirou em Arruda, em julho de 2022, Guaranho era servidor na Penitenciária Federal de Catanduvas.

Infrações e conduta incompatível

De acordo com Lewandowski, o agora ex-agente penal federal cometeu as infrações de incontinência pública, improbidade administrativa e uso de recurso material da repartição em atividade particular. Guaranho usou sua arma profissional para atirar contra Arruda.

Para o ministro, a conduta violenta e ofensiva à vida é incompatível com a moralidade administrativa, além de afrontar gravemente os valores institucionais da atividade policial. A demissão foi confirmada antes mesmo do trânsito em julgado da ação penal instaurada contra Guaranho na Justiça do Paraná. O caso vai a júri popular no próximo dia 4 de abril.

A Advocacia-Geral da União (AGU) fechou um acordo que prevê a indenização de R$ 1,7 milhão para os familiares de Marcelo Arruda. O valor foi calculado com base na pensão que seria devida aos filhos tesoureiro do PT, de forma proporcional à idade de cada um. A AGU destacou que irá ingressar com uma ação para cobrar do autor dos disparos o ressarcimento da quantia paga aos familiares da vítima.

Petista Marcelo Arruda foi assassinado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Foto: Reprodução

O crime em Foz do Iguaçu

De acordo com o boletim de ocorrências registrado na época do crime, o petista foi baleado pelo então policial penal Jorge Garanho, que também foi atingido por disparos de tiros. Inicialmente, a polícia havia informado que Garanho tinha falecido, mas dias depois a delegada que apurou o caso informou que ele sobreviveu e estava apenas internado.

Na época do crime, testemunhas ouvidas pela polícia no local contaram que todos estavam na festa de aniversário de Arruda, decorada com tema pró-Lula, quando Jorge – segundo o boletim, desconhecido dos convidados – chegou ao local, acompanhado de uma mulher e uma criança, com a arma de fogo em mãos, dizendo “aqui é Bolsonaro”. Em seguida teria saído, e retornou vinte minutos depois, dessa vez sozinho, com a arma nas mãos.

O boletim prossegue contando que a mulher de Arruda teria se apresentado como policial civil e mostrado seu distintivo e que o petista teria sacado a arma. Guaranho, então, efetuou os primeiros disparos e Arruda reagiu na sequência, atirando também.

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.