Perigo ao lado!

Árvore assassina de abelhas é proibida em Curitiba, mas “vive” ao lado do horto municipal

Sphatodea campanulata é originária da África e produz uma toxina capaz de matar insetos e até pássaros. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Bonita, poderosa e mortal. Essa é a Espatódea (Sphatodea campanulata), uma planta de origem africana, introduzida no Brasil como árvore ornamental que integra o paisagismo de alguns pontos de Curitiba. A lei municipal proíbe a produção de mudas e corte imediato em caso de existência. O motivo é uma substância tóxica presente na planta que é capaz de matar abelhas, insetos e até beija-flores. O perigo mora ao lado do Horto Municipal Guabirotuba, local responsável pela produção de flores que estão espalhadas pelos parques e canteiros da cidade.

Um leitor da Tribuna do Paraná que pediu para não ter o nome divulgado, demonstrou indignação ao notar que uma árvore tóxica está matando abelhas e outros insetos ao lado do Horto Municipal. “Agora me expliquem como pode uma lei 15.567 de 2019 designar que esta planta deve ser extinta de nossa cidade, por ser invasora e tóxica para nossas abelhas nativas e para pássaros e outros insetos, termos mais de cinco árvores desta espécie? Alguém consegue me explicar, pois tá difícil de entender… Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, me expliquem, por favor!!!”, reclamou o leitor em contato com a Tribuna do Paraná.

E realmente ele está certo. A reportagem da Tribuna esteve em três pontos da capital em que encontrou abelhas e joaninhas mortas dentro das flores deste árvore. Os locais são: uma pequena praça ao lado do Horto Municipal na Avenida Salgado Filho, na Rua Moysés Marcondes, no bairro Juvevê, e Rua dos Funcionários, no bairro Cabral.

+Viu essa? Corte de 40 árvores em importante avenida de Curitiba gera polêmica; “Que tristeza”

Por que a árvore é assassina?

A árvore possui inflorescência, um conjunto de flores que surgem na terminação dos ramos com formato de tulipa. Começam a brotar a partir dos quatro anos, geralmente no verão e primavera. Os principais polinizadores são os pássaros, mas o pólen abundante e o néctar adocicado atraem também insetos. A partir disso, a árvore produz um sistema de defesa, uma substância muscosa conhecida como mucilagem. Aí está o perigo, pois o inseto “gruda” nesta mucosa e morre.

Vinícius Bednarczuk de Oliveira, coordenador e professor do curso de Farmácia, da Uninter, e pesquisador na área de química de produtos naturais, reforça que a taxa de mortalidade aumenta nas abelhas devido a essa armadilha da árvore.

“A mucilagem faz com que as abelhas, joaninhas, formigas e outros insetos fiquem grudadas na flor, uma gosma. Ela fica presa e morre. Em uma área com produção de mel na cidade, por exemplo, esta espécie pode aumentar muito a morte delas”, alertou Vinícius.

A Espatódea adulta tem diâmetro médio do tronco entre 30 e 50 centímetros, pode atingir até 25 a 30 metros de altura e a floração ocorre por volta dos 4 anos. A planta tem pelo menos outros quatro nomes populares: Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-macaco e Chama-da-Floresta. 

O que diz a lei?

Desde dezembro de 2019, por conta da lei municipal 15.567, está proibida a produção de mudas e o plantio desta árvore em Curitiba. O descumprimento ao infrator implica em pagamento de multa, no valor de R$ 1.000,00 por planta ou muda produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência. No terceiro artigo da lei, as árvores que já houverem sido plantadas deverão ser cortadas e as mudas produzidas ou em produção, descartadas. Confira os incisos abaixo do artigo:

§ 1º Caso a árvores estejam plantadas em terreno particular, o corte se realizará sob autorização prévia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

§ 2º As árvores plantadas em terrenos ou espaços públicos serão cortadas imediatamente e as mudas, se houverem, descartadas.

E aí prefeitura?

Mesmo sendo proibida, e prefeitura informou que qualquer corte de árvore na cidade precisa passar por avaliação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “A Prefeitura de Curitiba não produz nem incentiva o plantio da espécie de árvore Espatódea (Sphatodea campanulata). O corte das árvores existentes na cidade desta espécie precisa ser avaliado e aprovado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente”, comunicou a prefeitura.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.