Malabarismo jurídico

Caso Traiano: Provas que envolvem propina e corrupção seguem em sigilo; entenda

Imagem mostra o deputado Ademar Traiano
Foto: Arquivo/ Tribuna do Paraná.

O Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) firmado com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSD), que confessou negociação e recebimento de propina, foi retirado do sigilo na última semana. O trâmite atendeu parcialmente pedido de publicidade aos autos feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) no dia 11 de dezembro do ano passado, o que foi cumprido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) quase dois meses depois, sem a retirada do sigilo das provas do processo. Ou seja, apenas o acordo e a homologação passaram para o nível público.

VIU ESSA? Carne de onça e frutos do mar: boteco em Curitiba vira ‘gastrobar’ barateza

Além de confirmar que Traiano e o ex-deputado Plauto Miró (União Brasil) pediram R$ 300 mil cada um para a renovação de contrato dos serviços da TV Assembleia e receberam R$ 100 mil – valor parcelado em duas vezes nos meses de setembro e outubro de 2015 – a tramitação dos autos aponta um intervalo de mais de 20 dias entre a autorização do magistrado para levantamento do sigilo e o cumprimento da medida pelo próprio desembargador responsável para publicidade do caso de interesse público.

Neste período, Traiano e Miró conseguiram reverter a situação com uma liminar, no último dia 2, que teve efeito suspensivo, evitando a publicidade de áudios, vídeos e depoimentos do processo de corrupção passiva. Procurado pela Gazeta do Povo, o TJ-PR respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que não comenta decisões tomadas pelos magistrados.

CASO TRAIANO – Relembre os principais acontecimentos

Segundo os autos, o desembargador Rogério Etzel assinou no dia 17 de janeiro a extinção de punibilidade de Traiano e Miró em consequência do ANPP e também atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral de Justiça pelo levantamento do sigilo processual.

No mesmo dia, um analista judiciário de 2º grau do TJ-PR afirmou que a secretaria designada não possuía “competência para realizar o levantamento do sigilo” no sistema eletrônico de processos, o Projudi, que deveria ser feito exclusivamente pelo magistrado relator. “Diante disso, remeto os autos conclusos ao Gabinete do Desembargador relator para que o nível de sigilo dos autos seja alterado”, certificou.

LEIA AINDA – Ex-vereador da região metropolitana é condenado pelo crime de rachadinha

A movimentação processual foi cancelada por causa do período de licença do desembargador Rogério Etzel, que iniciou dois dias depois. No dia 26 de janeiro, o mesmo analista judiciário informou que os autos permaneceriam no cartório até o retorno do relator, previsto para o dia 8 de fevereiro.

“Certifico que cancelei a conclusão equivocadamente realizada por esta Secretaria em 19/01/2024, tendo em vista que na referida data o Exmo. Desembargador relator deste feito já encontrava-se afastado de suas funções”, justifica o analista nos autos.

Segundo o TJ-PR, os processos com as provas do caso de corrupção envolvendo o presidente da Alep possuem “sigilo absoluto”, o que permite a visualização apenas do desembargador responsável e dos representantes das partes.

No dia 31 de janeiro, o MP-PR voltou a cobrar o levantamento do sigilo em ofício direcionado ao desembargador-relator. Ele, então, cumpriu a alteração no nível de sigilo processual – assinada por ele mesmo em janeiro – no dia 8 de fevereiro, no retorno do período de licença.

Durante esse curto período, a consequência foi que a autorização para levantamento do sigilo das provas do processo não teve efeito.

Na semana anterior, uma liminar do desembargador Luiz Mateus de Lima, da 5ª Câmara Cível do TJ-PR concedeu efeito suspensivo na ordem de imediato levantamento do sigilo dos autos, autorizando a publicidade apenas do acordo com MP-PR e homologação do caso de corrupção envolvendo Traiano e Miró.

“Corrupção ganha com esse malabarismo jurídico”, critica deputado

O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), que cobra a renúncia de Traiano da presidência da Alep, afirmou que “a corrupção ganha com esse malabarismo jurídico” e aposta na pressão por parte da sociedade em diferentes instâncias para o levantamento do sigilo.

“Nesse curto espaço de tempo, do desembargador cumprir a própria ordem de levantamento de sigilo, a defesa do deputado Ademar Traiano entrou com outra ação e, através de um juiz substituto, conseguiu retornar o sigilo. Quando o desembargador voltou de férias, já havia outra ação mais recente. E o ANPP a que temos acesso não contém as provas que o Paraná inteiro quer ver. Infelizmente o sistema contribui para a manutenção do sigilo e da falta de transparência no Estado”, critica.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.