População revoltada!

Bombeiros retomam buscas por motociclista desaparecido na RMC

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.
Foto ilustrativa: Arquivo/Tribuna do Paraná.

As buscas por Bento Dreher Neuhaus, de 54 anos, que desapareceu durante o temporal que atingiu a Grande Curitiba no domingo (13), foram retomadas na manhã desta terça-feira (15). O homem estava de moto com o filho Adalberto Neuhaus, de 19 anos, na Rua João D’Agostin, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e foi levado pelo alagamento de galerias do rio Palmital, na região do bairro Maracanã. O filho conseguiu escapar da força das águas. O Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), unidade do Corpo de Bombeiros especializada em ocorrências de busca e salvamento, fez buscas no domingo e na segunda-feira (14), mas ainda não havia obtido sucesso até às 10h desta terça. Até mesmo o apoio de um helicóptero foi solicitado para a retomada das buscas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas desse tipo costumam seguir até o anoitecer por conta das condições da ocorrência, que se trata de uma enxurrada e, por isso, não há um padrão a ser seguido para a localização das vítimas. No caso de Colombo, no domingo e na segunda-feira, as equipes andaram por uma grande extensão do rio Palmital, cerca de 20 quilômetros, partindo da área onde ocorreu o desaparecimento e percorrendo galerias até o desemboque no rio. Os bombeiros chegaram até a região próxima do bairro Pineville, em Pinhais.

Viu essa? Pescadores de Matinhos capturam peixe raro de 300 quilos por engano!

“A necessidade de uso do helicóptero foi confirmada perto das 9h30, para que o sobrevoo ajude a identificar algum vestígio pela vasta área que está sendo percorrida”, explicou o tenente Luiz Henrique Vojciechovski. Conforme Vojciechovski, há uma preocupação porque o rio Palmital desemboca no rio Iguaçu. “É um fator complicador. Isso aumentaria muito a abrangência da busca e poderia trazer dificuldade para as equipes. Em situações como essa, envolvendo ambiente natural e curso de água, não há um padrão exato que possa ser seguido. As decisões vão sendo tomadas conforme vão se apresentado as circunstâncias. A vítima pode ser encontrada a poucos metros do local do desaparecimento, mas também pode aparecer a quilômetros de distância”, disse.

Enxurrada

A chuvarada atingiu forte o município de Colombo, no domingo. De acordo com os bombeiros, a região mais afetada foi do bairro Alto Maracanã – onde o motociclista desapareceu. Ao menos 12 pessoas foram retiradas de suas casas na região. Três delas tinham algum tipo de deficiência e outras duas eram bebês. Outras vítimas de alagamento não quiseram sair de casa por medo de terem eletrodomésticos furtados.

+Leia mais! Caminhão tomba na BR-277 e deixa trânsito complicado!

Curitiba

No domingo, em Curitiba, a Defesa Civil registrou três pontos de alagamento, nos bairros Boa Vista e CIC. Também houve quedas de galhos e árvores no Pinheirinho, Centro e Santa Felicidade.

População revoltada

No final da manhã desta terça-feira moradores fizeram um protesto por conta das enxurradas contantes na Rua João D’Agostin. O clima ficou tenso e a população cobrava melhorias no local. Moradores querem providências para que acabem os problemas de alagamentos na região. Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram ao local conter o ânimo dos moradores.

Segundo a prefeitura de Colombo, um levantamento está sendo realizado para a instalação de um equipamento para aumentar a vazão do Rio Palmital. Além disso, a Rua João D’Agostin deve ter asfalto novo.

Está ainda em andamento o processo para a construção de um parque linear, que pode ajudar na questão dos alagamentos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Há 28 anos no Procon, advogada Cláudia Silvano transformou o órgão em referência