Assista!

Abuso de autoridade? Mãe é presa por PM ao denunciar racismo no Colégio Estadual do Paraná; vídeo

Um possível caso de racismo e abuso de autoridade resultou na prisão de uma mulher na noite de segunda-feira (20), no Colégio Estadual do Paraná (CEP). A ocorrência, em uma reunião escolar, teve um policial militar envolvido, mães de alunos e professores. Assista ao vídeo abaixo.

LEIA MAIS – Ponte de Guaratuba: Ação na Justiça de cidadão de Colombo pede anulação da licitação

Em um vídeo que circula nas redes sociais, a mãe de um aluno, que estava em uma reunião pedagógica para defender o filho que teria sido ofendido por um outro estudante – filho de um sargento da Polícia Militar (PM) – aparece sendo coagida em uma sala. Ela deseja deixar o local, mas o policial a impede e afirma que irá algemá-la. Nas imagens, a moça chama o PM de Márcio. 

Em certo momento, o policial vai ao encontro da mãe, que se desespera. Testemunhas presenciaram a ação e defenderam a mulher, relatando que o policial estava agindo com abuso de autoridade. 

VIU ESTA? Mutirão do emprego em Curitiba tem mais de 1.500 vagas de trabalho nesta terça

O policial deu voz de prisão por desacato e a encaminhou à delegacia no bairro Portão, em Curitiba. Vários servidores do Colégio Estadual estiveram na delegacia para prestar apoio à mãe e relatar na condição de testemunhas.  A mãe foi liberada horas depois, após prestar depoimento.

O que diz a Secretaria de Educação

Sobre o ocorrido, em nota, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed/PR), informou que a direção do Colégio Estadual acionou a Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), conduzindo os envolvidos para a delegacia, onde por parte da mãe da estudante, foi registrado boletim de ocorrência por abuso de autoridade e, pelo sargento, por desacato. “A direção está oferecendo apoio às vítimas tanto de racismo quanto de abuso de autoridade. O caso segue sob investigação da Polícia Civil”, diz parte da nota. 

LEIA AINDA – Novo binário de Curitiba começa a funcionar nesta terça-feira

A Seed/PR reforça ainda no comunicado, que as ações dos pais dos alunos estão além do escopo da escola, que está colaborando plenamente com as autoridades competentes para esclarecer e resolver o incidente. A reportagem procurou o advogado da mulher, mas não teve resposta.

Já o Colégio Estadual do Paraná, destacou em publicação nas redes sociais, que fez atendimentos individuais e coletivos, todos com registros de orientações pedagógicas a todos os envolvidos no caso de racismo, envolvendo cinco alunos.

E a Polícia Militar?

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná enviou uma nota nesta tarde de terça-feira (21) referente ao acontecimento do Colégio Estadual do Paraná. Confira a resposta na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informa que referente ao acontecimento nos dias 17 e 20 de novembro, no Colégio Estadual do Paraná, ocorreu um desentendimento entre alunos da instituição.

Após esse episódio, os pais desses alunos, foram convocados para maiores esclarecimentos durante uma reunião pedagógica convocada pela direção do colégio que aconteceu na tarde de ontem (20).

Durante a reunião, houve uma discordância entre eles, precisando a direção do colégio acionar o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (Bpec). O caso foi encaminhado para a Polícia Civil do Paraná, para esclarecimento dos fatos.

A Polícia Militar do Paraná abriu procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Eles foram encaminhados pela Polícia Militar à Central de Flagrantes da PCPR. Ambos foram ouvidos e assinaram um termo circunstanciado.

O procedimento será encaminhado ao 1° Distrito da PCPR em Curitiba para a realização de diligências complementares a fim de esclarecer os fatos.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.