Vai voltar?

Volta do horário de verão: Bares e restaurantes pedem retomada para Lula

Bares e restaurantes estimam aumento de 10% a 15% nas vendas com o horário de verão, segundo a Abrasel. Foto ilustrativa: AdobeStock

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) manifestou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sua defesa pela retomada do horário de verão, apesar dos sinais dados pelo governo de que a medida não está sendo considerada este ano. A última vez que o Brasil teve horário de verão foi em 2018. A medida foi revogada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019, seu primeiro ano de mandato.

LEIA MAIS – Terminal Guadalupe é novela da vida real no Centro de Curitiba; comércios, problemas e muitas histórias

Em carta entregue na sexta-feira (22) a Lula e também ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, a entidade lista benefícios que a eventual decisão de atrasar os relógios em uma hora traria à economia do país, com destaque para os ramos de comércio, serviços e turismo. Os bares e restaurantes estimam uma expansão de 10% a 15% na receita, segundo nota da Abrasel.

O documento da associação sublinha que, nesse momento em que os seus associados ainda se recuperam dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19, a implementação do horário de verão beneficiaria um setor que proporciona emprego e renda para mais de 7 milhões de brasileiros com cerca de 1,5 milhão de empreendimentos. O texto lembra que um especial estímulo seria dado aos empreendimentos turísticos, considerando que os turistas tendem a aproveitar por mais tempo as atividades dos destinos.

VIU ESSA? Chef de Curitiba eleita a melhor da América Latina é jurada em reality culinário na TV

“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de modo geral. Além disso, contribuiria para poupar energia e reduziria os custos operacionais nas empresas, mesmo sem risco de desabastecimento”, argumenta Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, também acredita que a medida traria muitos benefícios ao comércio e para a sociedade, segundo nota enviada pela Abrasel.

LEIA AINDA – Novo prédio gigante será um dos maiores do mundo e renderá milhões para Balneário Camboriú

“A decisão visa não só economizar energia, mas contribui para melhorar a economia, gerar desenvolvimento e, consequentemente, mais emprego e renda. Essa hora a mais cria oportunidades para as pessoas aproveitarem melhor o dia, estimulando o turismo de lazer e compras. Mais de 70 países também usam o horário de verão, o que prova a sua influência positiva”, afirma o empresário.

Em nota divulgada nesta semana, o Ministério de Minas e Energia afirmou que não vê até o momento “necessidade” de adotar o horário de verão no Brasil. No fim de 2022, o então presidente eleito fez uma enquete no Twitter, atual X, questionando sobre a volta do horário de verão. Dentre os 2,3 milhões de participantes do levantamento informal, 66,2% apoiaram e 33,8% foram contrários.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.