Bandidos

PCC planejou sequestro de senador paranaense Sergio Moro

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Um erro de digitação em uma carteira de identificação falsa obrigou o Primeiro Comando da Capital (PCC) a suspender os planos para o sequestro do senador Sergio Moro (União) no dia 30 de outubro do ano passado, durante o dia de votação no segundo turno das Eleições de 2022, no Clube Duque de Caxias, em Curitiba (PR).

A informação foi publicada nesta sexta-feira (28) pela Revista Veja com base em documentos das investigações que resultaram na prisão de nove envolvidos no planejamento do crime pela facção durante a Operação Sequaz, deflagrada pela Polícia Federal no dia 22 de março deste ano.

+ Leia também: Homicídio triplamente qualificado: homem que surtou em bar é denunciado

Ao todo, o processo tem mais de 6 mil páginas e detalha como foi realizado o monitoramento do ex-juiz da Lava Jato e da família do então candidato ao Senado, entre eles, a esposa Rosângela Moro que foi eleita deputada federal.

O monitoramento para o sequestro de Moro começou em maio de 2022 com células em Curitiba e São José dos Pinhais (PR), São Paulo e Sumaré (SP), com intensificação do planejamento a partir de setembro. A data do segundo turno foi escolhida pois a facção tinha informações de que o candidato ficaria sem escolta policial a partir de 24 de outubro.

Segundo a revista, um apartamento foi alugado na capital paranaense para funcionar como base operacional do PCC, no plano batizado de “Paraná 1” para o sequestro de Moro. O local ficava a cerca de 40 quilômetros de uma chácara que foi alugada para servir como cativeiro após o sequestro do ex-ministro da Justiça.

Cativeiro em chácara

Durante a chefia do Ministério na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Moro foi responsável pela transferência do líder do PCC, Marcos Camacho, o Marcola, para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima, em Brasília. Assim, a facção tinha o plano de trocar a vida do sequestrado pelo retorno de Marcola ao presídio em São Paulo, estado de forte atuação da maior facção criminosa do País.

+ Veja também: Nova Praça da Ucrânia ganha forma. Veja mais detalhes

Mas, de acordo com a Veja, o entra e sai do apartamento chamou a atenção de vizinhos. No momento da checagem de documentos, a imobiliária verificou que um dos documentos de identidade apresentava como local de nascimento a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, como se o município fosse do estado de São Paulo, o que confirmava a falsidade do documento.

Depois disso, o plano do sequestro de Moro foi suspenso e retomado depois do resultado das Eleições, a partir de novembro. Pelo Twitter, o senador se manifestou sobre a publicação da reportagem e disse que trabalha na Comissão de Segurança do Senado pelo endurecimento das leis contra o crime organizado.

+ Veja mais: Novo bar inaugura em Curitiba inspirado na boemia carioca e com comidas de botequim

“Ampliação do confisco de bens do crime, expansão do Banco de DNA de criminosos e criminalização do planejamento de ataques pelo crime organizado contra agentes da lei são algumas ações já tomadas em nosso mandato”, postou o senador.

X9

Segundo a revista, as investigações continuaram depois que um ex-integrante da alta cúpula do PCC pediu proteção em troca de informações ao procurar o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo.

A partir dessas informações, a Justiça autorizou a quebra de sigilos telefônicos e interceptações, que resultaram nas prisões durante a operação da Polícia Federal no último mês de março.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.