enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

Natureza

Curte aventura? Que tal conhecer uma gruta enorme escondida pertinho de Curitiba

  • Por Laura Beal Bordin - Gazeta do Povo
Gruta da Lancinha fica em Rio Branco do Sul e pode ser visitada diariamente. Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Quem está em busca de belas paisagens e um pouco de aventura em meio à natureza, não pode perder este destino que fica pertinho de Curitiba. A Gruta da Lancinha, que fica em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, a 30 quilômetros da capital, é a terceira maior do Paraná e reúne uma boa dose de aventura, formações rochosas milenares e a terceira maior biodiversidade do Brasil no que diz respeito a cavernas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Ao todo, são 2,8 mil metros de área visitável, com formações de datam de um bilhão de anos. As formações geológicas são de mármores calcíticos formados por meio da dissolução da água – um processo de milhares de anos.

A caverna pode ser visitada por qualquer pessoa que tenha uma boa dose de disposição, mas, como o é fácil se perder no trajeto, o ideal e recomendável é que seja feito com um guia. O local fica em uma propriedade particular, mas, em 2006, foi criado o Monumento Natural da Gruta da Lancinha, que tornou a área em proteção ambiental permanente.

+Leia também: Mesmo com chegada do outono, temperaturas devem demorar a cair em Curitiba

Para chegar até a entrada é preciso seguir uma pequena trilha, de cerca de dez minutos de caminhada. Na caverna,  trajeto não é muito fácil e é feito seguindo o curso do rio Ribeirão da Lança – um passeio bastante molhado e escuro. Por isso, é bom levar lanternas e uma segunda muda de roupa, para vestir depois do trajeto. Mas as belas paisagens valem a pena. É possível ver dezenas de espeleotemas, formações pontiagudas que transformam a paisagem. No trajeto é possível ver dezenas de morcegos que se abrigam próximos às aberturas da caverna.

São três entradas possíveis para a caverna, que formam três trajetos turísticos diferentes: o primeiro tem cerca de 500 metros, o segundo, que leva até uma cachoeira, tem um quilômetro, e um terceiro – o maior de todos – tem 1,5 quilômetros e leva até o Salão das Festas, com quase 1,2 metros quadrados – mais amplo salão de gruta do estado. Esse passeio, porém, é mais complicado e pode durar até quatro horas.

+Leia também: Hoje acontece o equinócio de outono, mas que diacho é isso? Entenda!

Seguindo o trajeto do rio é possível chegar até uma cachoeira, que se encontra com uma bela fenda em formato que lança – que pode ter dado nome ao rio e até mesmo da gruta. Na saída, é possível encontrar uma grande área de Mata Atlântica preservada.

Serviço:

O passeio pela Gruta da Lancinha pode ser agendada em qualquer dia da semana, individuais ou em grupos. A visita tem um custo de R$ 25 por pessoa. Os guias são cadastrados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Rio Branco do Sul. Os moradores do entorno da caverna fornecem estacionamento, cobrando R$ 10 por veículo. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3973-8166, pelo e-mail meioambiente@riobrancodosul.pr.gov.br ou pelo whatsapp nos números (41) 99779-4737 ou (41) 99860-6382.

Você sabia que tem uma caverna milenar na região de Curitiba? Passeio é grátis!

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

1 Comentário em "Curte aventura? Que tal conhecer uma gruta enorme escondida pertinho de Curitiba"


Lutador Antifascista
Lutador Antifascista
1 mês 2 dias atrás

Chega lá tá cheio de noiado com as tias gordas tomando cerveja, ouvindo funk e fazendo a limpa nos visitantes!… kkkkkkkkk… Rio Branco do Sul é pior que favela do Rio de Janeiro, terra de ninguém!… kkkkkkkkkkkk

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas