Nesta quarta-feira (20) começa o outono em todo o hemisfério sul da Terra e muita gente tem se deparado com a palavra “equinócio” quando se fala na troca de estação. Afinal, o que é equinócio? Ele se caracteriza como o momento exato, com precisão nuclear, em que acontece a transição do verão para o outono.

+ Previsão do tempo: E como será este outono? Quente ou frio?

O equinócio de hoje vai acontecer às 18h58. Neste momento, o sol incide de maneira mais intensa, alinhada e equilibrada na linha do Equador, marco que separa o globo terrestres em hemisférios Norte e Sul.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo o site Significados, o termo tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Quando ocorre o equinócio, o dia e a noite têm duração igual, ou seja, exatamente 12 horas. O equinócio ocorre durante os meses de março e setembro, quando há mudança de estação (do verão par ao outono e do inverno para a primavera.

Equinócio, ok. E o tal de solstício?

O solstício pode ser de inverno ou de verão e ele é caracterizado pelo momento em que o sol está mais próximo (no verão) ou mais distante (no inverno) da terra. Quanto mais perto, mais calor, quanto mais longe, mais frio.