Sem olhar para os lados

Antes de torcer por Grêmio e Flamengo, Atlético quer fazer a parte dele

Lucho González quer o Atlético fazendo a parte dele nesta reta final e só depois olhar para os outros times. Foto: Albari Rosa

Faltando apenas duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Atlético sabe que só com duas vitórias, diante de Avaí e Palmeiras, é que poderá continuar sonhando com uma vaga na Libertadores do ano que vem. Ainda assim, dependerá de tropeços de alguns adversários ou que Grêmio e Flamengo vençam a Libertadores e a Copa Sul-Americana, respectivamente, o que faria com que o G7 se tornasse G9.

“Enquanto a matemática nos permitir, vamos em busca desta vaga. Ainda é possível e vamos buscar as vitórias nestes dois próximos jogos, para depois ver a posição que terminaremos”, disse o meia Guilherme, em entrevista ao site oficial atleticano.

No momento, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Furacão tem 6% de chance de chegar ao G7. Com quatro pontos a menos que o Botafogo, atual sétimo colocado, o Furacão precisa vencer os dois jogos e torcer para que os cariocas somem, no máximo, dois, que Atlético-MG (8º), Vasco (9º) e Bahia (10º) consigam quatro pontos. Existe ainda até a possibilidade de um sexto lugar, desde que o Flamengo só consiga um ponto.

Diversas combinações, que podem diminuir drasticamente caso o número de vagas para o torneio continental aumente. Se surgir um G8, dos cinco adversários por uma vaga, três teriam que desperdiçar pontos para o Rubro-Negro seguir vivo. Se virar um G9, aí bastam dois times tropeçarem pelo caminho.

Além disso, se o número de vagas aumentar, o Atlético pode até se dar ao luxo de empatar ou até mesmo perder um dos jogos, que ainda assim seguirá na briga, desde que Galo, Vasco ou Bahia também perderem.

Confira a classificação completa do Brasileirão

Mesmo assim, o discurso no Furacão é de não se preocupar com o que acontecerá nos outros jogos, uma vez que se o Rubro-Negro não fizer a sua parte, de nada adiantará o aumento de vagas.

“Temos que fazer o nosso papel de ganhar esses seis pontos. Os que estão na frente podem perder jogos. Se não for assim, faremos o nosso papel que é acabar da melhor maneira”, acrescentou o meia Lucho González.

“Precisamos entrar com determinação, vontade e foco, porque almejamos essa vaga. Nos dois jogos finais, se vencermos, temos grandes chances de conquistar o nosso objetivo”, completou o zagueiro Thiago Heleno.