Bolinha azul ou vermelha? Afinal, que cores seu cachorro enxerga?

Cachorros não enxergam tão bem as cores como os humanos. Foto: Pixabay
Cachorros não enxergam tão bem as cores como os humanos. Foto: Pixabay

Os cães são conhecidos por ter um olfato apurado e uma audição sensível, mas a visão, de fato, não é o melhor dos sentidos destes animais incríveis, pelo menos, quando o assunto é a diversidade de cores percebidas por eles.

De acordo com estudos, os cachorros não enxergam o mundo da mesma forma que a gente, não tendo capacidade de ver uma gama de cores tão diversificada. Mas isto não significa que o mundo deles seja totalmente “preto e branco”.

+ Leia mais: Não esqueça o vermífugo e proteja seu cachorro de parasitas e doenças!

Os pesquisadores descobriram que os cães não conseguem diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, as cores de maior contraste, que podem ser facilmente distinguidas são o amarelo e o azul, sendo estes os “tons” considerados ideais para quem quer presentear seu “melhor amigo” com uma bolinha ou outro brinquedo.

Para o pet é muito fácil enxergar uma bolinha amarela no gramado do que uma laranja ou vermelha, por exemplo. Uma bola destas cores poderia facilmente se confundir com a cor da grama.

Azul e amarelo são as cores que os cães enxergam melhor. Foto: Visualhunt
Azul e amarelo são as cores que os cães enxergam melhor. Foto: Visualhunt

Aos olhos dos cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não se diferenciam e acabam sendo percebidas como tons amarelados. Já os tons de azul costumam ser os que são percebidos mais facilmente.

+ Leia mais: Cocô de cachorro: qual é o destino correto?

Ainda segundo estudos, os cachorros basicamente veem as cores do mundo em amarelo, cinza e azul e não um “grande arco-íris”, como os humanos. Por outro lado, a “visão noturna” dos cães costuma ser bem melhor do que a das pessoas.

Diferença no olhar

A explicação para esta diferença na visão dos humanos e dos cachorros está nas células dos olhos que têm como função reagir à luz e perceber as cores. Estas células, chamadas de “cones” são encontradas em maior número nos olhos dos humanos, em comparação com os cães.

Pessoas que têm diminuição destas células podem desenvolver doenças como o daltonismo, que também gera “confusão” entre o vermelho e o verde.

+ Leia mais:  Conheça as cinco raças de cachorro preferidas pelos brasileiros

E você já tinha percebido que seu cão tem preferência por alguma cor? Que tal fazer um teste? Quem sabe um brinquedo novo, de cor azul ou amarela, não acabe fazendo o maior sucesso com seu pet!

Escala de cores percebidas pela visão dos cães e humana. Foto: Reprodução
Escala de cores percebidas pela visão dos cães e humana. Foto: Reprodução

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br  E a agenda com os eventos de petfriendly e de adoção animal do fim de semana, em Curitiba e região, você confere aqui na Mania Animal!

Adoção responsável

Adoção responsável: Cacau, esta menina de três anos e porte pequeno, procura uma família. Já castrada e vacinada, ela é amorosa e ótima para companhia. Para adotá-la fale com o pessoal do Instituto Aumigão: facebook.com/institutoaumigao ou instagram.com/institutoaumigao. Foto: Divulgação/ Instituto Aumigao
Cacau, esta menina de três anos e porte pequeno, procura uma família. Já castrada e vacinada, ela é amorosa e ótima para companhia. Para adotá-la fale com o pessoal do Instituto Aumigão: facebook.com/institutoaumigao ou instagram.com/institutoaumigao. Foto: Divulgação/ Instituto Aumigao

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

10 curiosidades sobre seu cachorro, que você nem imaginava!