10 curiosidades sobre seu cachorro, que você nem imaginava!

Foto: Pixabay

Companheiros de todos os momentos, os cachorros sabem muito sobre a gente e você, certamente conhece o que mais agrada seu “melhor amigo”. Sabe qual é sua comida predileta, como ele gosta de dormir, seu cantinho preferido em casa e como ele gosta de ser acariciado. Mas algumas atitudes dos pets acabam sendo um mistério, até mesmo para os tutores mais observadores. Ficou curioso? Então confira a lista feita pelo especialista em comportamento canino, Ricardo Tamborini:

+ Leia mais: Não esqueça o vermífugo e proteja seu cachorro de parasitas e doenças!

1- Meu cachorro destruiu o sofá pra me punir, porque deixei ele sozinho o dia todo
A verdade: “A vingança exigiria raciocínio além da capacidade canina. Mas há uma explicação melhor para este comportamento: a solidão causa ansiedade e o cão extravasa latindo, mordendo e destruindo objetos”, explica Ricardo.

2 – Ele está com o rabo entre as pernas porque sabe que fez coisa errada e se sente culpado.
A verdade: “Cães não sentem culpa. É a experiência que o leva a associar lixo espalhado com bronca e dono nervoso, por exemplo” diz.

3 – Meu cachorro fez xixi no meu travesseiro por desaforo, porque levou uma bronca.
A verdade: “Não se trata de desaforo. O xixi serve para demarcar território. Como o animal se sente desafiado, deixa seu cheiro num lugar onde quem o puniu passe muito tempo”, esclarece o especialista.

4 – Ele sabe quando eu estou triste ou deprimido. Até parece que consegue ler meus pensamentos.
A verdade: De acordo com Ricardo, o cão é especialista em detectar mudanças na expressão, no tom de voz, no cheiro e nas atitudes humanas. “Mas só o homem é capaz de avaliar o pensamento alheio”.

5 – Ele entenda tudo o que eu falo.
A verdade: “Um cão pode aprender duas centenas de expressões. É só. Não entende frases complexas e, obviamente, não tem noção de sintaxe”, afirma.

+ Leia mais: Convívio com animais faz bem pra saúde das crianças e pode evitar alergias e obesidade

6 – Vou viajar e tenho medo que o meu cachorro sinta saudade.
A verdade: Segundo o especialista, tanto faz se você viajou há uma ou três semanas, pois a noção de tempo do cão é limitada. “Ele se desespera no começo, pois percebe a ausência, mas depois tende a se acostumar”.

7 – É preciso esfregar o focinho na bagunça ou no xixi, e brigar com o cachorro, pra que ele aprenda a não fazer mais isso.
A verdade: “A punição só tem efeito se o cão for pego em flagrante. Ele é incapaz de associar a bronca com o ocorrido, horas depois de ter aprontado. E bater não resolve o problema!” alerta Ricardo. Além disto, bater ou mal tratar um animal é crime.

8 – Ele adora ver filmes e novelas na TV.
A verdade: “O barulho e as imagens atraem a atenção do cão, em geral por pouco tempo. Mas ele tende a imitar o comportamento humano e, se os donos elogiarem, sente-se estimulado a continuar diante da TV”.

9 – Ele ficou agressivo desde que eu trouxe outro filhote para casa. Está com ciúme e tem medo de que eu não goste mais dele.
A verdade: “O cão protege seu território e disputa a atenção dos donos. Isso o faz ficar mais agressivo”, afirma.

+ Leia mais:  Conheça as cinco raças de cachorro preferidas pelos brasileiros

10 – Meu cão é muito vaidoso e adora ser elogiado. Ele se sente bonito quando toma banho e coloca uma roupa nova.
A verdade: “Um cão conhece o próprio cheiro, mas é incapaz de reconhecer sua imagem no espelho. Ele não vai se achar feio ou bonito. O que o deixa contente são os elogios e afagos humanos”, conclui Ricardo.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

Adoção responsável

Adoção responsável: Princesa, esta menina de quatro anos com “cara” de pastor alemão sonha em ter uma família. Já castrada e vacinada, está disponível para adoção. Para levar esta fofura para casa fale com Sueli Nunes, do Solidaripatas 41- 99122-3085. O grupo tem vários cães e gatos disponíveis pra adoção e aceita doações de ração. Foto: Divulgação/ Paparazzi Animal
Princesa, esta menina de quatro anos com “cara” de pastor alemão sonha em ter uma família. Já castrada e vacinada, está disponível para adoção. Para levar esta fofura para casa fale com Sueli Nunes, do Solidaripatas 41- 99122-3085. O grupo tem vários cães e gatos disponíveis pra adoção e aceita doações de ração. Foto: Divulgação/ Paparazzi Animal

Cocô de cachorro: qual é o destino correto?