homenagem

Última peça dirigida por Jô Soares estreia no Festival de Curitiba

O Espetáculo “Gaslight – Uma Relação Tóxica”, a última peça dirigida pelo genial humorista Jô Soares, estará na Mostra Lucia Camargo, no Festival de Curitiba, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), no Teatro Guaíra.

VEJA TAMBÉM: Musical de O Bem Amado com ator de Castelo Rá-Tim-Bum em cartaz nesta semana no Festival de Curitiba

Jô Soares (1938-2022) e Giovani Tozi tiveram a ideia de montar “Gaslight – Uma Relação Tóxica” assistindo ao filme “A Meia Luz, de 1944, no cinema particular do diretor. “Comprei os direitos e Jô traduziu. Nas leituras, o Jô já foi dirigindo a peça. Veio a pandemia e a peça se tornou o elo que nos manteve ativos e próximos”, disse Tozi.

O texto original é um blockbuster da Broadway escrito por Patrick Hamilton em 1938. O título pode ser traduzido como manipulação, abuso emocional e violência psicológica. Ano passado, o dicionário Merriam-Webster elegeu gaslighting como “palavra do ano”.

VEJA TAMBÉM: Saiba como assistir à Paixão de Cristo em Curitiba

“Eu não conhecia o termo, mas o Jô, aos 80 anos, estava conectado e notou que era um tema contemporâneo importante”, disse Tozi.

Sinopse:

A peça retrata um casal em conflito, vivido por Jack e Bella. Ele, que no ínicio do casamento se mostrava doce e apaixonado, se revela impaciente e menos cordial após a alegação de que sua mulher sofre de algum desequilíbrio mental. Ela sente que está ficando louca, mas, ao buscar apoio do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, justificando não ter mais forças para lidar com a situação. O texto, que é de 1938, ganhou versão nos cinemas em 1944, e continua popular até hoje, sendo “gaslighting”, derivada do termo Gaslight, original da peça, eleita a palavra de 2022.

CONFIRA TAMBÉM: Shows em Curitiba que vão acontecer em abril

Despedida Gloriosa

Jô foi artista múltiplo com carreira notável na televisão, literatura e cinema, mas nunca escondeu que o teatro era sua paixão. Contracenou com Cacilda Becker, montou Shakespeare e Nélson Rodrigues e escreveu e dirigiu dezenas de peças.

Para Tozi, “Gaslight – Uma Relação Tóxica” é a chance de ver seu trabalho vivo. “O público vai ver que tem muito do Jô Soares na peça, além de uma explícita homenagem que só quem assistir vai entender”.

Serviço:

Gaslight – Uma Relação Tóxica
Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba
Onde: Teatro Guaíra (Guairão) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro
Quando: 5 e 6 de abril às 20h30.
Classificação: 12.
Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L3), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.