Agenda Cultural

Grupo de MPB da UFPR celebra música brasileira em apresentação gratuita

Foto: Leonardo Betinelli / divulgação.

O Grupo de MPB da UFPR traz ao público Todos os Tons Colorindo a Minha Escuridão, celebrando a música brasileira e sua diversidade de ritmos e sons. Amparado no arrebol, o espetáculo versa sobre o poder de renovação da música em vários âmbitos da vida, esse momento que anuncia os dias e as noites, refazendo os ciclos.

A pesquisa do cancioneiro nacional motiva a produção musical do Grupo de MPB desde a sua fundação, em 1994. Em 2018, o grupo se renova e se reestrutura como um coro-orquestra, e sob a regência e a impecável direção musical do maestro Vicente Ribeiro, o coletivo apresenta arranjos escritos especialmente para sua formação. Atualmente são 37 cantores e 15 instrumentistas, divididos em cinco naipes vocais, mais os naipes instrumentais com sopros, cordas dedilhadas, teclas e percussão.

LEIA TAMBÉM:

>> Caravana do Natal Mágico vai passar por 23 cidades do Paraná

>> Cadê meu mirante? Greca prometeu e Curitiba ficou sem presente de Natal?

Sob o comando de Ribeiro, o Grupo de MPB da UFPR coleciona mais três espetáculos de sucesso, com arranjos exclusivos para a sua formação: A Cara do Brasil (2018), A Outra Cara do Brasil (2019) e Mambembe (2022), além de ter mantido uma extensa produção audiovisual durante a pandemia, com videoclipes realizados remotamente, acessíveis nos canais do grupo no YouTubeInstagram e Facebook.

Todos os tons colorindo a minha escuridão apresenta ao público excertos desses três repertórios da recente trajetória do grupo, somados ao seu mais atual projeto, em franca construção. O coletivo completa 30 anos de vida no ano que vem, e com a nobre missão de lançar olhares contundentes acerca das identidades que compõem o bojo da cultura musical nacional, ampliou o foco de sua pesquisa para a música brasileira em seu diálogo e conexão com as culturas e expressões latinoamericanas incidindo sobre a obra de compositores brasileiros.

O espetáculo será nos dias 8 e 9 de dezembro, sexta e sábado, às 20 horas, no Teatro da Reitoria. A entrada é franca e não é preciso retirar ingressos.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.