Cuidados com a saúde

Onda extrema de calor pode provocar intermação: entenda a doença

calor em curitiba 4

Uma onda de calor está atingindo grande parte do Brasil nesta semana, o que pode trazer alguns problemas à saúde, como a intermação. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para nove estados, entre eles o Paraná.

Apesar de não ter registrado nenhum recorde de temperatura, o calor não deu trégua para o estado nesta quinta-feira (21). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Loanda alcançou 38ºC e teve a maior temperatura. Curitiba alcançou a máxima de 30ºC.

LEIA TAMBÉM:

>> Calor em Curitiba! 5 dicas para suportar o calorão, se refrescar e manter a saúde

>> Paraná em alerta vermelho! Onda de calor nível grande perigo; Cidades perto dos 40ºC

Com temperaturas tão elevadas e com a previsão apontando que o calor vai continuar por mais alguns dias, é preciso ficar atento com alguns problemas, como a intermação e insolação. A Defesa Civil do Paraná explica que há uma diferença entre eles. A insolação ocorre quando alguém passa muito tempo exposto aos raios solares. Já a intermação é quando o calor acumula e o corpo fica muito quente, podendo levar a morte.

A intermação pode ser causada, principalmente, por cinco fatores. Veja:

  • Umidade: Quanto maior a umidade relativa do ar mais difícil será a evaporação cutânea, consequentemente, o corpo acumula maior quantidade de calor;
  • Ventilação: Sem circulação constante do ar o resfriamento torna-se difícil, provocando o aumento da temperatura corporal. Isso pode acontecer perto de caldeiras, fornos e padarias, por exemplo;
  • Condições físicas: O excesso de trabalho aumenta a produção de calor pelo organismo, enquanto a fadiga muscular acumula substâncias tóxicas nos tecidos. A combinação de ambas pode facilitar o organismo à falência hemodinâmica;
  • Alimentação excessiva: Em razão do processo de digestão ocorre um aumento da temperatura corporal;
  • Vestuário: As roupas escuras e a lã favorecem o acúmulo de calor, o que promove a elevação da temperatura corporal.

Sintomas de intermação

De acordo com a Defesa Civil, o problema de saúde apresenta alguns sintomas. Em casos de intermação, o corpo pode chegar a 42ºC, o que pode causar a morte de quem está sofrendo a condição. Outros sinais são:

  • Dor de cabeça;
  • Tontura e náuseas;
  • Vômito;
  • Insuficiência respiratória;
  • Pele seca e quente
  • Cianose (cor azulada na pele, lábios e unhas, causada pela falta de oxigênio).

Como socorrer quem está com intermação

A pessoa que apresentar esses sintomas deve ser socorrida rapidamente, para evitar maiores danos. O indicado é levar o paciente ao hospital para receber ajuda médica especializada e adequada. Mas também existem alguns passos que podem ser seguidos para auxiliar quem está com intermação.

A Defesa Civil do Paraná relata que é importante levar a vítima para um local arejado e fresco; deitar a pessoa com o tronco ligeiramente elevado; afrouxar as roupas; aplicar compressas úmidas e frias na cabeça.

Hidratação e alimentação saudável ajudam no calorão

Para não chegar a uma consequência séria como a intermação, é importante manter o corpo hidratado e bem alimentado. Beber água, comer frutas e evitar o excesso de sal nos alimentos são algumas dicas que ajudam a refrescar na onda de calor e evitar problemas de saúde.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.