Polícia fecha empresa de recauchutagem de pneus

Ação conjunta da Associação Brasileira de Combate a Pirataria (ABCF) e da Polícia Civil de Pinhais resultou no fechamento da empresa Becen Pneus, por volta de 16h de ontem, na Rua Camilo de Lélis, em Pinhais. A empresa, que já existe há mais de seis anos, foi acusada de comprar pneus importados ilegalmente e vendê-los sem fazer o remolde, conforme era informado ao consumidor. Ao todo, foram apreendidos mais de nove mil pneus, 3.700 carcaças e o restante remoldados (recauchutados).

O advogado e presidente da ABCF, Rodolpho Ramazzini, comentou que é proibida a importação de material ou equipamento usado. Segundo ele, somente empresas autorizadas podem efetuar tal operação. "Esses pneus não são feitos para uso aqui no Brasil e a diferença climática e de solo, junto com o reaproveitamento podem causar acidentes de trânsito e também ambientais".

De acordo com o proprietário da empresa, Antônio Carlos Becen, todas as empresas de recauchutagem de pneus agem da mesma maneira. "A polícia deverá agir da mesma forma com todas as borracharias e empresas de pneus", disse. "Não sou importador, compro os pneus aqui no Brasil e tenho as notas de todo esse material", desabafou.

O empresário foi encaminhado à delegacia de Pinhais onde será autuado em flagrante. O diretor da ABCF disse que ele será indiciado por fraude ao comércio e crime contra o consumidor. "As pessoas que quiserem ajudar nas investigação ou denunciar outro tipo de falsificação, podem ligar no (11) 3106-5149 ou mandar um e-mail para denuncia@abcf.org.br", disse.

O superintendente da delegacia de Pinhais, Valdir Bicudo, explicou que os pneus serão periciados e o depósito será lacrado até definição judicial.

Voltar ao topo