Mais dois presos por vender doações

Hugo Ratzkob, 61 anos, e Mário Wowcsuk, 43, foram presos ontem, no sul do Estado, acusados de envolvimento em desvios de donativos enviados a Santa Catarina, na época das enchentes no estado vizinho. Com eles, a polícia encontrou várias sacolas com roupas, que podem chegar a uma tonelada.

Hugo foi preso em sua casa, em Paula Freitas, onde havia um depósito com milhares de roupas. Ele é tio de Ismael Evelson Ratzkob, 37, preso terça-feira em Rio Negrinho (SC), que seria o responsável por desviar os donativos e entregá-los a Hugo e Mário, para que revendessem os produtos em suas cidades.

Hugo contou à polícia que recebia as roupas de seu tio e as revendia em Paula Freitas por preços entre R$ 1,00 e R$ 8,00 cada peça. Mário foi preso em União da Vitória.

Ele confessou que recebeu as doações, vindas em um caminhão. Os dois disseram que Ismael dizia que as roupas eram de São Paulo. Hugo e Mário estão presos na delegacia de União da Vitória, autuados por receptação qualificada.

Desvios

Ismael é dono de um brechó em Rio Negrinho (SC). Ele confirmou que pegava os produtos num depósito da prefeitura de Ilhota, a cidade mais atingida pela tragédia. A polícia investiga envolvimento de funcionários da prefeitura no esquema.