Vestibular de Inverno da UEPG terá 7.543 candidatos

A Universidade Estadual de Ponta Grossa fechou o período de inscrições para o 1º Concurso Vestibular de 2008 (Vestibular de Verão), no último dia 30, com 7.543 candidatos, que vão concorrer às 705 vagas ofertadas em 34 cursos, nos campi de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba. O sistema disponibilizado pela instituição para as inscrições via Internet registrou 9.753 inscrições, porém, destas, 2.210 não foram consolidadas com o pagamento da taxa de R$ 90,00 nas agências bancárias e outros estabelecimentos integrados ao sistema de cobrança por aviso de compensação. O presidente da Comissão Permanente de Seleção (CPS), Antônio Carlos Schafranski, explica que essa ?quebra? de 22% está dentro das expectativas da comissão, visto que muitas pessoas, por excesso de precaução, costumam repetir o processo de inscrição.

Mesmo assim, o levantamento final do processo de inscrição para o Vestibular de Inverno da UEPG mostra um crescimento no número de candidatos, em relação aos dois últimos concursos realizados em julho e dezembro do ano passado. Na comparação, com o Vestibular de Inverno de 2006, houve um crescimento de 5,8% (420 candidatos), pulando de 7.123 para 7.543. Já em relação ao último Vestibular de Verão, o aumento foi de 4,6% (333), saindo de 7.210 para 7.543. Nesse caso, o professor Schafranski também diz que não novidades, visto que a UEPG possui uma clientela que se mantém nesses patamares, com pequenas variações de um concurso para o outro.

Através do balanço final das inscrições, é possível verificar a divisão dos candidatos no sistema de cotas para alunos que cursaram as três séries do ensino médio em escola pública e para negros, igualmente provenientes da rede pública de ensino. No próximo concurso vestibular, a UEPG terá 163 candidatos que se declaram negros, o que representa 2,16% do total de 7.543 inscritos. Nesse caso, houve uma redução mínima em relação aos dois concursos do ano passado, quando os optantes pela cota étnica eram 2,35% (de 7.123), no Vestibular de Inverno, e 3,41% (de 7.210), no Vestibular de Verão.

Na cota destinada aos estudantes da escola pública, também houve redução no percentual de optantes. No próximo vestibular, a UEPG terá 2.102 candidatos nessa condição, o que resulta em um percentual de 27,87% do montante de 7.543. Nos concursos anteriores esse percentual representava 28,43% (de 7.123) e 35,85% (de 7.210). Os candidatos fora dessas duas modalidades de cotas, implantadas pela UEPG no ano passado, concorrem à chamada cota universal e são maioria entre os inscritos. No concurso de julho próximo, haverá 5.278 vestibulandos nessa condição, ou seja 69,97% do total de 7.543. No ano passado, eles eram 69,22% no Vestibular de Inverno; e 60,74%, no Vestibular de Verão.

O número de vagas reservadas para as cotas será definido após o processamento final das inscrições, considerando-se o total de inscritos em cada curso e a devida proporção dos candidatos que optaram pelo sistema de reserva de vagas, obedecendo-se ao limite mínimo de 15%, para a cota da escola pública, e 6%, para a cota de negros. Os optantes pela cota étnica, por ocasião do registro acadêmico e matrícula, deverão ainda passar por uma verificação dos traços físicos característicos do grupo étnico negro, feita por comissão indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEPG.

Provas

As provas do Vestibular de Inverno da UEPG serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho, em Ponta Grossa, Castro, Paranaguá, Palmeira e Telêmaco Borba. Pelo calendário do concurso, de 9 a 14 de julho, a Comissão Permanente de Seleção divulgará o ensalamento dos candidatos, disponibilizando as informações via Internet (www.uepg.br/cps). Caberá exclusivamente ao candidato verificar no site da instituição o número da sua inscrição, o número da turma e o local onde deverá comparecer para fazer as provas. O acesso ao local das provas, na primeira etapa, somente será permitido com a apresentação, da sua ficha de inscrição, com a foto 3×4 e a cópia do seu documento oficial de identidade coladas na ficha de inscrição, além da apresentação do documento oficial de identidade original utilizado para a inscrição.

Voltar ao topo