Unesco e Inep vão pesquisar educação infantil brasileira

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pretende realizar uma pesquisa para levantar informações sobre as políticas e os serviços que deverão auxiliar na redefinição de estratégias para a educação infantil. No Brasil, o trabalho começa no mês de setembro e será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.

?Devido aos recursos limitados, selecionamos alguns municípios que podem mostrar o quadro da realidade de cada região, onde podemos ver a diversidade dos serviços que são prestados à primeira infância?, afirmou Moises Domingos, coordenador de Estatísticas Sociais do Inep. A pesquisa será realizada em dez municípios: Belém (PA), Benevides (PA), Blumenau (SC), Recife (PE), Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), São Carlos (SP), Campos Belos (GO), Valparaíso (GO).

Além do Brasil, outros três países vão passar pela mesma experiência: Cazaquistão, Indonésia e Quênia. Segundo Domingos, a intenção é fazer um levantamento das políticas e dos serviços prestados à educação nos países mais populosos que participam da Unesco. ?Pretende-se fazer um estudo comparativo entre os países e disseminar esse resultado pelo mundo?, explicou.

Os representantes da Unesco, do Inep e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) se reúnem nesta terça-feira para discutir as estratégias para o trabalho de campo. No país, a Unesco pretende ainda articular os partidos brasileiros na discussão de uma política de Estado para a educação.

Voltar ao topo