UE propõe redução tarifária sobre exportações do Mercosul

A União Européia (UE) informou hoje que as negociações para liberalizar o comércio com o Mercosul, no valor de US$ 40 bilhões, avançaram a partir da oferta de reduzir as tarifas na maior parte das exportações do bloco sul-americano. A UE espera que a última fase das negociações com o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, comece em setembro, muito embora o progresso tenha estancado devido a problemas políticos e econômicos na região.

A Comissão Européia, que negocia acordos comercias em nome dos 15 países europeus, disse que ofereceu acabar com as tarifas em 91% das exportações do Mercosul durante um certo período de tempo, incluindo produtos agrícolas e industrializados. ?Com a medida de hoje, a área de livre comércio entre a UE e o Mercosul está cada vez mais concreta”, disse o comissário de Comércio, Pascal Lamy, em comunicado.

O porta-voz de Lamy disse que a proposta também cobre cerca de 80 por cento das exportações do bloco europeu para o sul-americano. O próximo passo do processo será as ofertas de cada lado com a abertura de mercados para serviços, investimento em abril. A UE já tem um acordo de livre comércio com o México e Chile. Ela é também uma das principais forças, ao lado dos Estados Unidos, na campanha da Organização Mundial de Comércio (OMC) pela liberalização global.

Voltar ao topo