Turismo ganha novo impulso em Curitiba

A administração do prefeito Beto Richa já cumpriu uma das principais metas para o desenvolvimento do turismo, que é a de estruturar o município para ampliar a política e as ações para este setor. Já no dia 1º de janeiro começou a funcionar a Secretaria Municipal de Turismo e, em maio, a Câmara de Vereadores aprovou a criação, proposta da Prefeitura, do Instituto Municipal de Turismo.

?O instituto tem autonomia de gestão, o que agiliza o desenvolvimento de projetos, principalmente com a iniciativa privada?, diz o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. Prova disso, foi o projeto Natal Encantado Curitiba Solidária, lançado no dia 30 de novembro, no Castelo do Batel.

O projeto, que tem um custo de R$ 2 milhões e prevê o desenvolvimento de diversas atividades em toda a cidade, está sendo possível por causa de parcerias com a iniciativa privada. Neste caso, o instituto tem o apoio da Bosch, BRT Turismo, Spaipa Coca-Cola, Grupo Positivo, Shopping Cidade, Volvo do Brasil, TIM, Jasmine e o Instituto Cultural Brasil e Argentina.

Carvalho explica que o Instituto de Turismo está trabalhando na formulação de diretrizes da política de Curitiba para o setor, que é considerado uma das bases para o desenvolvimento socioeconômico do município.

A criação de uma instituição exclusiva para o setor era uma reivindicação do trade turístico (operadoras, agências, hotéis, empresas de transportes). Para os empresários, a criação de um órgão independente garante o fortalecimento do turismo na cidade.

Com o objetivo de melhorar o índice de satisfação dos visitantes, o Instituto de Turismo deve implantar até o final deste ano 143 placas de sinalização turística, projeto que segue padrões da Embratur. Com mensagem bilíngüe e pictogramas, a nova sinalização vai facilitar a identificação dos atrativos da cidade.

Nesta gestão, o Instituto de Turismo assumiu ainda a responsabilidade pelas feiras de artesanato. A principal delas, a do Largo da Ordem, está passando por um estudo para ser reformulada.

Voltar ao topo