Temer e Nonô registram candidaturas à presidência da Câmara

Os deputados Michel Temer (PMDB-SP) e José Thomaz Nonô (PFL-AL), presidente em exercício da Câmara, registraram há pouco as candidaturas à Presidência da Casa. Com isso, são dez os candidatos ao cargo, que será eleito, nesta quarta-feira, pelos 513 deputados, a partir das 10h. As candidaturas de qualquer um dos candidatos poderá ainda ser retirada, até as 18h desta terça-feira.

A candidatura de Thomaz Nonô foi oficializada pelos líderes de seis partidos: PFL, PSDB, PDT, PPS, Prona e PV. Embora esteja no exercício da presidência, o deputado Nonô não irá presidir a sessão que escolherá o novo presidente da Casa. Segundo ele, caberá ao primeiro secretário, Inocêncio Oliveira (PL-PE), já que tanto Nonô quanto o segundo vice-presidente, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), são candidatos à eleição. Nonô disse que tem votos suficientes para ir ao segundo turno e ganhar a eleição.

Para ser eleito presidente, da Câmara, o candidato precisará de no mínimo 257 votos, a maioria absoluta dos 513 deputados. A votação será secreta e em cédulas de papel. A expectativa de todos os candidatos é que ocorra um segundo turno. Se nenhum candidato conseguir a maioria absoluta, haverá nova eleição, amanhã mesmo, entre os dois mais votados no primeiro turno. Também em segundo turno, o eleito precisará de, no mínimo, 257 votos.

O novo presidente da Câmara, que assume a vaga deixada por Severino Cavalcanti, que renunciou ao mandato, estará na presidência da Casa de 28 de setembro deste ano até 2 de fevereiro de 2007, quando será eleita a nova Mesa Diretora da Câmara, por deputados que serão eleitos em outubro do ano que vem. Três membros da Mesa disputam a eleição: Nonô, Ciro Nogueira e João Caldas (PL-AL).

Voltar ao topo