SUS fez 9.053 transplantes até outubro; campanha pede doação de órgãos

O número de transplantes no País aumentou de forma significativa este ano, mostra levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Até outubro, foram 9.053 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais do que o registrado em 2003. Pelas estimativas do ministério, até o fim do ano deverão ser 10.870 transplantes, número 27% superior ao de 2003. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo.

O maior aumento registrado foi o de transplantes de córnea: de janeiro a outubro foram 2.542 cirurgias, 44% a mais do que no mesmo período de 2003. "A meta é acabar com a fila de espera para transplante de córneas até 2006", afirmou o ministro da Saúde, Humberto Costa. O ministério pretende ainda reduzir em 50% a lista de espera para demais transplantes.

O melhor desempenho este ano é atribuído a dois fatores: mudança na forma do pagamento do transplante de córnea e à capacitação das comissões intra-hospitalares. "Agora, para ampliar o número de cirurgias, é preciso aumentar o número de doadores", afirma o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Roberto Schlindwein.

Este ano, o número de doadores também aumentou, comparado com 2003. Para melhorar os índices, o ministério lançou uma campanha, que será veiculada entre amanhã e 9 de janeiro. Chamada "Começar de Novo", a campanha mostra que somente com o crescimento da doação os números de transplantes poderão melhorar. São filmes para TV, spots para rádio e peças para mídia exterior, internet, revistas de circulação nacional e revistas direcionadas à classe médica.

Voltar ao topo