Senador repreende Suplicy por fazer “campanha” para Marta

Brasília, 19 (AE) – O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi repreendido hoje pelo colega do PSDB, Leonel Pavan (SC), por utilizar a tribuna do Senado como palanque de campanha da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Após detalhar durante cerca de 20 minutos “o trabalho notável de Marta na direção de promover maior justiça na nossa cidade”, Suplicy disse que, “como ex-marido”, recomendava o voto na prefeita. “A área de programas sociais é aquela em que Marta mais inovou, ao incluir nove programas de inclusão social”, afirmou, antes de especificar cada um deles.

Em vez de improvisar, como faz normalmente, Suplicy dessa vez levou o seu discurso por escrito. Para o senador Pavan, seu procedimento foi anti-ético. “Desculpe interrompê-lo, tenho por V.Exa. uma admiração muito grande e sempre o considerei uma pessoa ética e preparada”, afirmou. “Mas não é ético usar a tribuna do Senado para fazer campanha eleitoral”. O senador disse que, como vice-líder do PSDB, não poderia deixar sem resposta a afirmação de Suplicy de que Serra é o candidato dos ricos. “Ao contrário, ele demosntrou o que fez pelos pobres quando foi Ministro da Saúde e instituiu os genéricos no País”, alegou. “Serra foi considerado o melhor Ministro de Saúde do mundo pelos seus programas sociais”.

Leonel Pavan defendeu que “Serra não é o candidato dos ricos, ele é o candidato do povo brasileiro”. Eduardo Suplicy iniciou seu discurso elogiando ambos os candidatos e lembrando que ele, Serra e Marta estiveram juntos na luta pelas diretas, entre outros fatos políticos importantes do País. “Tivemos algumas raízes em comum…participei de um congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) e sufraguei o seu nome para presidente” lembrou. Após esse intróito, passou a defender a eleição da prefeita. Segundo ele, o trabalho social de Marta vai contribuir para que todos possam viver “com maior qualidade de vida, maior harmonia, de acordo com os anseios de fratenidade”.

Lembrou, em seguida, que Marta foi vitoriosa, no primeiro turno, nas zonas mais carentes de São Paulo, enquanto que Serra ganhou nas zonas eleitorais aonde mora a população de maior renda “e onde o serviço público e privado fazem lembrar as cidades desenvolvidas”. Suplicy falou sobre a construção dos 21 Centros Educacionais Unificados (Ceus) e os demais que a prefeita pretende construir nos próximos quatro anos.

Ele também falou dos planos de Marta para o transporte e a saúde.

“Marta enfrentou com coragem um conluio que havia entre alguns segmentos que não queriam a melhoria do sistema do de transporte coletivo”. Referiu-se, a seguir, aos vários tipos de bilhetes e de outras facilidades para locomoção dos moradores de São Paulo.

Voltar ao topo