Saúde e educação puxam alta da avaliação positiva do governo

Na apresentação da 71ª Pesquisa CNT/Sensus, hoje, o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, disse estar surpreso diante dos números apresentados. Na pesquisa, houve um crescimento de 8,8 pontos percentuais na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre junho e agosto de 2004. Além disso, o desempenho pessoal do presidente foi aprovado por 58,1% dos brasileiros entrevistados ? quatro pontos percentuais acima de junho. Declararam desaprovar o desempenho de Lula 9,2% desses cidadãos.

“Subir de 29,4 % para 38,2% é muito significativo”, considerou Clésio Andrade. Segundo ele, houve ainda uma queda na avaliação negativa do governo, que pode ser creditada, além da retomada da economia e da defesa do governo por parte de candidatos governistas às eleições municipais, aos indicadores sociais, referentes à saúde e à educação.

Essas foram as áreas pesquisadas que tiveram a maior recuperação, voltando aos índices de dezembro de 2003. No quesito saúde, os números sobem de 22,7%, em junho de 2004, para 27,6%, em agosto deste ano, dos que consideram que a situação da área melhorou. Na educação, os números foram de 29,1% em junho para 38,3 em agosto. Impedindo um crescimento maior da área social estão a pobreza e a violência, mal avaliadas pelos entrevistados. Nos últimos seis meses, a pobreza teve 61,9% de agravamento e a violência, 83,5%, segundo a pesquisa.

Voltar ao topo