Sarney será o candidato do PMDB à presidência do Senado

O PMDB anunciou no início da tarde desta sexta-feira o fechamento do acordo interno que viabilizou o lançamento de José Sarney (PMDB-AP) como candidato do partido para a presidência do Senado. As negociações, que se estenderam por todo o mês de janeiro, praticamente colocam Sarney na presidência da Casa, já que o senador não deve ter adversários na disputa.

O anúncio foi feito pelo próprio Sarney, pelo presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e pelo líder do partido na Casa, Renan Calheiros (AL). “Esse acordo é o início da reunificação do PMDB”, afirmou Temer.

Pelo acordo, a convenção extraordinária do partido que seria convocada para o dia 16 de fevereiro foi suspensa, bem como a intervenção do partido no diretório paulista, comandado pelo ex-governador Orestes Quércia, o maior opositor ao acerto.

A candidatura de Sarney à presidência do Senado era o único consenso no PMDB. A disputa das lideranças do partido, que também seria fechada nesse acordo, será realizada em cada bancada.

A troca do presidente da legenda, outro dos pontos que poderiam ser definidos pelo acordo, ficará para setembro, mês da convenção do partido.

Voltar ao topo