Sancionada a lei que restringe o uso das catracas eletrônicas nos coletivos

Após um almoço com representantes da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná ? Fetropar ? e do Sindicato dos Motoristas e Cobradores das Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), além do consultor jurídico da Fetropar, Edésio Passos, e do vereador de Curitiba, André Passos, nesta quarta-feira (21), o governador Roberto Requião sancionou a lei que restringe o uso das catracas eletrônicas no transporte coletivo e protege o emprego de milhares de cobradores paranaenses. Essa lei tem origem em projeto (nº 26/2005) de autoria da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT).

Após ouvir os representantes dos trabalhadores, o governador acatou as reivindicações da categoria e disse: ?se é para impedir o desemprego, eu sanciono?. A lei pretende assegurar por 25 anos o emprego de milhares de cobradores das linhas urbanas, metropolitanas, municipais e intermunicipais do transporte coletivo no Paraná. ?Não serão admitidas as substituições do homem pela máquina, tão pouco a sistemática de venda de bilhetes em locais divorciados do interior dos veículos envolvidos no transporte (…), a exceção dos locais apropriados nas rodovias municipais e para a venda de passagens e de vales-transporte?, diz a redação final da lei.

Confira o projeto de lei no seguinte link: http://www.lucianapt.org/lucianapt.org/projetosdelei/default.asp?projeto=31&acao=show

Voltar ao topo