Resultado do Enade mostra que 27% dos cursos avaliados tiveram nota alta

O resultado da segunda edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2005 (Enade), anunciado nesta quarta-feira (9) pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, mostrou que 27% dos cursos de graduação avaliados obtiveram conceitos 4 e 5 – as notas mais altas da escala de 1 a 5. Outros 20% receberam notas 1 e 2, as mais baixas, e 53% ficaram com 3, o conceito médio.

O Sul (29,9%) e o Nordeste (29,8%) apresentaram o maior percentual de conceitos altos. Norte (31,4%) e Centro-Oeste (28 5%) tiveram os maiores percentuais de conceitos baixos.

O Enade avaliou 6.843 cursos de graduação de 1.059 instituições de educação superior. As notas nas provas (Formação Geral e Conteúdo Específico) são divulgadas com o conceito médio dos estudantes e um indicador de diferença entre o desempenho esperado e o observado (IDD) para cada curso. O indicador é a diferença entre o desempenho obtido e o estimado dos concluintes de um curso.

As provas foram realizadas no dia 6 de novembro do ano passado e a avaliação dos cursos de graduação teve a participação de 295,7 mil alunos. Os 1.983 locais de aplicação foram distribuídos em 850 municípios de todos os Estados.

Enade 2006

Para o Enade 2006, as instituições de ensino superior podem encaminhar o cadastro de estudantes habilitados a participar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) até dia 30 de agosto.

Os inscritos devem ser ingressantes e concluintes dos cursos que serão avaliados na terceira edição do exame: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, música formação de professores, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.

Até o dia 25 de setembro, o Inep divulgará a relação com os alunos selecionados para fazer a prova será divulgada. O exame será aplicado em mais de mil municípios, das 27 unidades da Federação, em 12 de novembro, com início às 13 horas.

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