Requião defende reforma tributária no Codesul

O governador Roberto Requião afirmou, nesta quinta-feira (13), em Porto Alegre, que a reforma tributária deve ser uma das prioridades nas discussões e reivindicações do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Requião participou da solenidade de posse da nova diretoria do conselho e explicou que uma proposta específica será levada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva..
Em síntese, a sugestão é de que a reforma tributária não deve ficar restrita a um imposto só; que aos Estados deve ser garantida a preservação de suas receitas; que um sistema tributário justo é aquele em que todos os cidadãos são beneficiados e que é necessária uma política de desenvolvimento que desestimule a guerra fiscal.
Junto com os demais governadores que integram o Codesul, Requião definiu também uma proposta de reforma da previdência. A resolução visa apoiar o projeto de lei complementar nº 9, que tramita no Congresso Nacional e que defende a criação de dois regimes: um de previdência geral e outro de previdência complementar para os novos servidores públicos.
Além do governador do Paraná, as duas sugestões foram assinadas pelos governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; e José Orcílio Miranda, do Mato Grosso do Sul. As propostas serão levadas a uma reunião geral de governadores, marcada para os dias 21 e 22 em Brasília.

Voltar ao topo