Nota 10

Com confusão durante apuração, Curitiba elege campeã do Carnaval 2024

Foto: Alice Rodrigues (arquivo)

A escola de samba Acadêmicos da Realeza foi declarada campeã do Carnaval 2024 de Curitiba. A apuração, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), foi marcada por uma grande polêmica, que inclusive interrompeu a apuração das notas por cerca de 30 minutos.

A paralisação aconteceu enquanto não se resolvia um impasse entre as diretorias das escolas de samba participantes do Grupo Especial do Carnaval 2024 em relação às notas referentes ao quesito Alegorias e Adereços.

A vitória da Acadêmicos da Realeza acontece depois de 10 anos. Neste ano, o enredo da escola exaltou Zumbi dos Palmares como líder e inspiração. Ecos de Zumbi celebrou a cultura, a liberdade e o protagonismo do povo preto, retratando presença e resistência durante o desfile em Curitiba.

+ Leia mais: Sensação térmica de 50ºC! Cidades do Paraná registram calorão nesta segunda

A escola campeã somou um total de 179,3 pontos. A vice-campeã foi a Mocidade Azul, com 179,1 pontos, seguida pela Deixa Falar com 178,4, e pela Enamorados do Samba, com 177,6 pontos. Quinta colocada, com 176 pontos, a Imperatriz da Liberdade foi rebaixada e irá disputar o Grupo de Acesso no Carnaval 2025.

Em seu lugar no Grupo Especial estará a Leões da Mocidade, que foi a campeã do Grupo de Acesso, com 178,9 pontos.

+ Leia mais: Senai abre inscrições para cursos técnicos em Curitiba; são mais de 1,6 mil vagas

Confira o enredo das escolas de samba de 2024

DEIXA FALAR
Enredo: Desde que o samba é samba, é assim

Quem abre o desfile, às 20h10, é a Deixa Falar, que ano passado conquistou vaga para o grupo especial. A escola contará a epopeia do samba, fazendo um recorte de uma história cheia de personagens, de momentos e de riqueza cultural. As melodias mais marcantes, os sambas-enredos mais populares, as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, os desfiles inesquecíveis serão exaltados pela escola durante o desfile na Marechal Deodoro.

IMPERATRIZ DA LIBERDADE
Enredo: Para sobreviver tem que ser malandro! Salve a malandragem, saravá seu Zé!

A Imperatriz da Liberdade escolheu para compor o seu enredo a história de Zé Pelintra, uma entidade de cultos afro-brasileiros, especialmente a umbanda. Ele teria nascido em Pernambuco, mas na juventude foi para o Rio de Janeiro e logo passou a ser conhecido nas áreas boêmias da cidade. Assassinado pelas costas, o Malandro, como chamavam, passou a ser cultuado como uma entidade que ajuda as pessoas que passam por necessidades.

+ Leia mais: “Ó, abre alas, que eu quero passar”: conheça as marchas de Carnaval mais pesquisadas

ENAMORADOS DO SAMBA
Café: Rota de ricas histórias, cultura e desenvolvimento

A Enamorados do Samba vai contar a história do café, rota de ricas histórias, cultura e desenvolvimento. O enredo é uma viagem pela cultura paranaense, pelo desenvolvimento do Estado do Paraná e pelo prazer do paladar. Ao falar sobre o ciclo do café, a escola também homenageia os Irmãos Rebouças, considerados os primeiros afrodescendentes brasileiros a cursar uma universidade. A dupla de engenheiros foi responsável pela construção da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.

MOCIDADE AZUL
Enredo: Curitiba tem carnaval!  E a Mocidade Azul vai provar

A última escola a desfilar na Marechal é a campeã do Carnaval de 2023, Mocidade Azul, que levará para a avenida do samba a história do Carnaval de Curitiba, suas escolas e sua evolução, desde o início do século 20 até a atualidade. A escola quer mostrar que, apesar de muitas vezes negado ou ignorado, o Carnaval de Curitiba, de origem humilde, preta e periférica, sempre existiu.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.