Requião apresenta números da economia estadual para atacadistas

Durante a abertura da 24ª Convenção Anual do Comércio Atacadista Distribuidor, nesta terça-feira, o governador Roberto Requião apresentou os dados da economia do Paraná para atacadistas de 25 Estados brasileiros, além de representantes paranaenses. “O Paraná é o Estado que mais cresce no país. De quarto exportador do Brasil saltou esse ano para a posição de segundo exportador. Que São Paulo nos espere daqui 10, 15 anos”, disse Requião.

O governador explicou para o público presente que a economia paranaense é baseada no agronegócio e que o Porto de Paranaguá é o maior porto exportador de grãos do mundo. No entanto, Requião reforçou que as medidas econômicas adotadas no Paraná ajudaram a alavancar a economia estadual. “Partimos da consideração que as microempresas são responsáveis por cerca de 80% dos empregos gerados. Estimulamos então os pequenos negócios com algumas exonerações fiscais”, afirmou o governador, detalhando a política fiscal paranaense.

Além dessas medidas, Requião mencionou o reajuste nas contas de luz que não foi repassado aos consumidores paranaenses em 2003, injetando indiretamente na economia R$ 1,14 bilhão, e os investimentos feitos em municípios do interior com baixo IDH, como a dilação de oito anos para o pagamento de ICMS para empresas que se instalarem nessas localidades. O governador citou, ainda, a redução do ICMS interno de 18% para 12%. “Essa série de medidas nos permite apresentar hoje 450 mil novos empregos, entre formais e informais, gerados em 18 meses de governo, além do recorde brasileiro de 60 mil empresas registradas na Junta Comercial”, afirmou Requião.

Gumercindo Ferreira Santos Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Paraná, concordou que o crescimento econômico no Paraná está diretamente relacionado às ações do atual Governo. “Graças ao total apoio que o Governo tem dado às empresas paranaenses, como a isenção de ICMS para as microempresas, o Paraná tornou-se o 3º Estado mais representativo do setor atacadista”, afirmou. Segundo ele, o crescimento econômico do Estado nos últimos 18 meses foi a principal credencial para o Paraná ser escolhido para sediar o evento.

Apesar do crescimento econômico no Paraná, Requião alertou que a economia nacional ainda não teve o mesmo sucesso. “A taxa Selic no Brasil é de 9,5% ao mês. Para vocês terem idéia do que isso significa, na Argentina os juros internos são de 3,5% e nos Estados Unidos, 1,5%”, exemplificou. Para o governador, o país não pode mais ser submetido às regras do capital internacional e ser apenas exportador de comodities. Ao final da cerimônia, Requião foi homenageado com um troféu em forma de caminhão, símbolo do segmento distribuidor atacadista.

Voltar ao topo