Quem é ele?

Quem é Alex Rato? Conheça o novo vereador de Curitiba, que tomou posse nesta segunda

Suplente do PSD, Rato tomou posse nesta segunda-feira (25). Foto: Divulgação/CMC

Foi realizada, nesta segunda-feira (25), a posse Alex Desonê de Lara Vaz (PSD), o Alex Rato, como vereador de Curitiba. O parlamentar, que obteve 4.274 votos na eleição municipal de 2016, assumiu a vaga deixada por Felipe Braga Côrtes (PSD), nomeado para a chefia da coordenação da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Durante sua posse, Rato lembrou que trabalha “ao lado da comunidade há dez anos”.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

“Hoje se concretiza o meu sonho, de ser vereador de Curitiba. Desde a juventude este é o meu desejo”, disse ele, durante a posse. Na ocasião, o novo vereador ainda agradeceu aos presentes e à família pelo apoio na trajetória. “Acreditaram que um rapaz simples e humilde poderia ser representante [da população] na Câmara Municipal”, destacou.

Na época da campanha eleitoral, o agente administrativo se posicionou a favor de cotas em concursos públicos municipais e multas para quem não separa o lixo. Por outro lado, se manifestou contrário ao 13º para vereadores e proibição para fumantes em áreas públicas. No entanto, não opinou sobre regulamentação dos aplicativos de transporte nem sobre IPTU progressivo. Essas e outras informações estão disponíveis no site da Gazeta do Povo.

+Leia também: Curitiba pode ter mais de 20 bairros sem água já no começo da semana. Veja a lista!

Vaga do PDT

Além da posse de Rato, também estava prevista para esta segunda-feira a nomeação do suplente do PDT, que foi adiada. Esse outro suplente vai assumir a vaga deixada por Jonny Stica, que assumiu a assessoria de Mercado da Fomento Paraná. Stica, por sua vez, já era suplente de Goura, que deixou a Câmara Municipal de Curitiba em fevereiro deste ano, quando assumiu como deputado estadual.

Na sessão desta segunda-feira, Stica informou que uma reunião no PDT de Curitiba, marcada para este mesmo dia, definirá quem assume a vaga. O segundo suplente da sigla, Professor Matsuda, fez 3.885 votos na eleição de 2016. O terceiro, Dalton José Borba, 3.832 votos.

Ratinho Jr. tem mais de 75% de aprovação em Curitiba, média superior à de Greca