Promessa de cessar-fogo aumenta expectativa de brasileiros na Turquia

Adana (Turquia) – O cessar-fogo intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre Israel e Líbano trouxe dúvidas aos brasileiros que aguardam na Turquia o retorno para o Brasil. De acordo com o ministro do Itamaraty Laudemar Aguiar, coordenador do núcleo de apoio em Adana, algumas famílias já consideram a possibilidade de desistir da viagem e voltar para o Líbano.

?Ainda não existe nada certo quanto ao cessar-fogo, tendo em vista que Israel continua no Líbano. Mas as pessoas que estão aqui têm vontade de retornar [às suas casas] caso o cessar-fogo seja implementado. Elas deixaram tudo para trás, a vida delas está no Líbano?, ressalta o diplomata.

?Estamos fazendo uma operação de evacuação. Não está prevista uma operação de retorno, mas poderemos dar assistência se for o caso. Não podemos assumir a responsabilidade de retornar para a área de conflito pessoas que retiramos de lá.?

Ao todo, 308 pessoas estão em Adana inscritas na operação de resgate. Outras 180 devem chegar na cidade turca amanhã (14) no último grande comboio brasileiro. Elas poderão seguir para o Brasil no vôo da Varig, programado para terça-feira, ou em um novo vôo da FAB, ainda sem data de embarque definida. A lista de passageiros é feita pelo Itamaraty com base nas condições físicas e psicológicas de cada grupo.

Voltar ao topo