Produção de grãos pode ser recorde, informa Conab

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jacinto Ferreira, afirmou hoje que a produção de grãos na safra 2005/06 poderá ser recorde. A segunda estimativa da estatal para a atual safra, que começou a ser cultivada em meados de setembro, indica colheita de 122,7 milhões a 124,9 milhões de toneladas. Se confirmado o intervalo superior, esta será a maior safra da história do País, informou a Conab.

A produção estimada significa incremento de 9,2 milhões a 11,4 milhões de toneladas de grãos. A comparação foi feita com a safra anterior, 2004/05, que teve colheita de 113,5 milhões de t, representando crescimento entre 8,1% e 10%.

De acordo com o presidente da Conab, a previsão do bom desempenho da safra deve-se à recuperação da produtividade do milho e da soja, culturas que foram prejudicadas no ano agrícola anterior pela estiagem, principalmente nos Estados do sul.

O segundo levantamento da Conab indica redução na área cultivada. A área plantada na safra passada foi de 48,9 milhões de hectares e para este ano a expectativa é de cultivo de 46,3 milhões a 47 milhões de hectare, representando redução de 5,3% a 3,7%.

Voltar ao topo