Pro Teste quer air bag como item obrigatório em carro novo

A Pro Teste, organização independente de defesa do consumidor, quer que o governo obrigue montadoras a instalarem em todos os carros vendidos no Brasil air bag (bolsa inflável) e cinto de segurança com pré-tensionador. Um teste de colisão ("crash test") feito com o Fox vendido no País pela Volkswagen e seu similar exportado para a Europa com esses itens mostra que, no brasileiro, os passageiros correm mais riscos num acidente.

Testes deste tipo são feitos por todas as montadoras. Foi a primeira vez que uma entidade civil realizou a prova com um carro brasileiro, batido de frente em obstáculo a uma velocidade de 64 quilômetros por horas. Bonecos com sensores que medem efeitos da batida simulam motorista e passageiros.

O Fox feito no Paraná é exportado para a Europa com air bag e cinto pré-tensionador, que puxa o corpo para trás e evita choque com o volante, exigidos pelos próprios consumidores. Na região, 100% dos carros têm esses itens.

No Brasil, air bag e outros itens de segurança, como freios ABS, são opcionais na maioria dos modelos. O Fox usado no teste é o básico, vendido a R$ 29.110. ?Queremos mostrar o descompromisso do governo e dos fabricantes com a segurança do consumidor?, disse Maria Inês Dolci, coordenadora do Proteste. ?Denunciamos que o mesmo carro não apresenta segurança essencial no Brasil.

Em nota, a Volks informou que o teste comparou carros diferentes ao usar versão sem air bag duplo com outra equipada com o dispositivo. ?Para ser confiável, o teste deveria ter comparado veículos em iguais condições, uma vez que o air bag é oferecido ao cliente no Brasil e na Europa, apesar da não-obrigatoriedade desse dispositivo pela legislação de ambos.

Voltar ao topo